A quinta-feira (04), terá tempo nublado com chuvas fracas e eventuais pancadas de chuva com trovoadas da Grande Florianópolis ao Litoral Norte e nas proximidades, já no Meio-Oeste, Litoral Sul e nos planaltos há possibilidade de além de pancadas e chuva, ocorrerem temporais isolados com risco baixo para ocorrências associadas. No Extremo Oeste e Oeste o sol deve predominar entre poucas nuvens, mas não se descartam pancadas bem isoladas entre a tarde e a noite.
O vento varia de leste a nordeste, com velocidade fraca a moderada. Amanhecer com temperaturas entre 12°C e 17°C entre os planaltos e entre 16 a 21°C nas demais áreas. As máximas variam entre 25°C e 32°C no Grande Oeste, Litoral Sul, e em todo o Vale do Itajaí e marcam entre 15 e 25°C no restante do estado.
Mar pouco agitado, com ondas entre 1,0 m e 1,5 m e picos de 2,0 m em alto mar, de direção sudeste do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e mar calmo, com ondas entre 0,5 m e 1,0 m e picos de 1,5 m em alto mar no Litoral Norte.
SEXTA-FEIRA (05)
Na sexta-feira (05), os ventos de leste seguem favorecendo o aporte de umidade do oceano para o continente, mantendo a condição de tempo nublado com ocorrência de chuva fraca/garoa no litoral e proximidades ao longo do dia, do Meio-Oeste aos planaltos, Alto e Médio Vale, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados típicos de verão entre a tarde e a noite, devido a combinação de calor e umidade. No Extremo Oeste e Oeste novamente o sol predomina entre poucas nuvens. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. O vento sopra de quadrante leste com intensidade fraca. As mínimas marcam entre 9 e 14°C na Serra e variam entre 14 e 23°C pelo estado. À tarde, as máximas ficam entre 25 e 33°C no Grande Oeste e oscilam entre 16°C e 25°C nas outras regiões. O mar agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de quadrante sul e altura entre 1,5 m e 2,0 m, com picos de 2,5 m em alto mar e pouco agitado no Litoral Norte, com ondas entre 1,0 m e 1,5 m e picos de até 2,0 m em alto mar, com risco baixo a moderado para agitação marítima e ressaca.
SÁBADO (06)
No sábado (06), a circulação marítima perde força, mas o sol deve seguir aparecendo entre nuvens nas áreas litorâneas e ainda há possibilidade de chuviscos nos extremos do dia. Nas demais áreas o sol predomina entre poucas nuvens. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. O vento sopra com intensidade fraca a moderada variando de direção nordeste a noroeste do Grande Oeste aos planaltos e de leste a nordeste no litoral e áreas próximas, com rajadas moderadas entre 35 e 50 km/h do Litoral sul à Grd. Florianópolis entre a tarde e a noite. As temperaturas mínimas variam entre 9 e 15°C entre os planaltos e marcam entre 15 e 22°C nas outras áreas. À tarde elas variam entre 29 e 34°C no Grande Oeste e no Planalto Norte e marcam entre 25 e 29°C nas demais regiões de SC. O mar segue agitado do Litoral Sul à Grd. Florianópolis, com ondas de direção sudeste e alturas entre 1,5 e 2,0 m, com picos de 2,5 m, baixando a partir da tarde com risco baixo a moderado para mar agitado e ressaca.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No domingo (07), segue a condição de predomínio de sol entre poucas nuvens no estado, somente no litoral e áreas próximas há chance de chuva fraca e isolada nos extremos do dia no litoral. A segunda-feira (08) inicia com predomínio de sol em todas as regiões, mas entre o final da manhã e a tarde, a influência de instabilidades atmosféricas provoca pancadas de chuva e temporais isolados a partir do Extremo Oeste, avançando para as demais áreas do estado entre a tarde e a noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.
Elaborado em: 04/01/2024 às 05:00 – N° 04/2024
Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke