16.6 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaCirculação marítima mantém a presença de muitas nuvens e chuva nesta sexta-feira(05)

    Circulação marítima mantém a presença de muitas nuvens e chuva nesta sexta-feira(05)

    Em:

    Em Destaque

    Na sexta-feira (05),  a circulação marítima mantém a presença de muitas nuvens, bem como a condição para chuva ocasional em todo Litoral de SC e áreas próximas.  Nas demais regiões do estado, mas em especial entre o Meio-Oeste e os planaltos e no Alto e Médio Vale do Itajaí, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, típicos de verão entre a tarde e a noite, devido ao calor combinado a umidade. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas e temporais. 

    O vento varia de sudeste a leste com intensidade fraca e com rajadas moderadas (de 30 a 50km/h) no Litoral.

    À tarde, as temperaturas máximas variam de 28 e 33°C no Grande Oeste e oscilam entre 22°C e 26°C nas demais regiões.

    Mar entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sudeste/leste entre 1,5 e 2,0m e de 1,0 a 1,5m no Litoral Norte.

    1 2

    Chuva intensa no leste catarinense e temporais isolados nas demais áreas nesta quinta (04) e sexta-feira (05)

    Elaborado: 04/01/2024 às 10:00 – N° 002/2024

    Meteorologistas: Caio Guerra e Fernando Rafael

    Entre essa quinta e sexta-feira (04 e 05) o tempo permanece instável em grande parte de SC. A influência de uma área de baixa pressão atmosférica favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados pelo interior do estado (Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale), especialmente entre as tardes e noites de ambos dias, com risco baixo para ocorrências associadas aos temporais como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. Neste mesmo período, especialmente entre o final da tarde desta quinta (04) e o início da manhã de sexta (05) a circulação marítima reforça a instabilidade em áreas do leste do estado, especialmente às próximas ao litoral (parte do Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte) com a ocorrência de chuva persistente, por vezes forte e intensa, com risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentosNas áreas em amarelo do mapa, os volumes médios de chuva devem variar entre 40 e 70 mm, com pontuais próximos a 100 mm no período. 

    Capturar

    SÁBADO (06)

    No sábado (06), a circulação marítima perde força, favorecendo a maior presença de sol entre nuvens no Litoral. A chuva tende a ficar restrita ao amanhecer nesta região. No restante do estado, o sol predomina entre poucas nuvens. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. O vento passa a predominar de nordeste em toda SC no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas mínimas variam entre 11 e 15°C nos planaltos e de 17 a 22°C nas demais regiões. À tarde as máximas variam de 30 a 34°C no Grande Oeste e no Planalto Norte e entre 26 e 30°C no restante do estado. O mar segue com ondas de direção sudeste/leste entre 1,5 e 2,0m e mais baixo no norte do estado.

    2 2

    DOMINGO (07)

    No domingo (07), tempo estável e predomínio de sol em todo estado, somente no litoral e áreas próximas ele aparece acompanhado por algumas nuvens, mas não há indicativos de chuva, permanecendo sem risco para ocorrências meteorológicas. No amanhecer as temperaturas mínimas variam entre 12°C e 16°C nos planaltos, de 18 a 21°C no Litoral e entre 17 e 19°C nas demais regiões. À tarde faz muito calor em toda SC, com as máximas superando os 30°C em todo estado a se aproximando dos 36°C no Vale do Itajaí, Litoral Sul e Extremo Oeste. O vento varia de nordeste a noroeste, mais intenso no Litoral onde ocorrem rajadas entre 40 e 60km/h, sobretudo entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Mar com agitação local gerada pelo vento, com ondas de leste/nordeste entre 1,5 m e 2,0m do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e de 1,0 a 1,5m no Litoral Norte.

    3 2

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Entre a tarde de segunda (08) e a terça-feira (09), uma frente fria se forma e avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva e temporais em todas as regiões de SC.  Associados aos temporais são esperados chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As tardes serão de calor intenso, com máximas superando os 30°C em todas as regiões. No Vale do Itajaí e Litoral Norte as máximas oscilam próximas a 38°C nos dois dias.

    rodape 1

    Cidades