A partir da tarde, a combinação de calor e umidade favorecem o desenvolvimento de pancadas de chuva e temporais isolados com chuva pontualmente intensa, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas, como alagamentos pontuais.
As temperaturas máximas variam entre 30°C e 33°C em praticamente todo o estado, com exceção das regiões mais elevadas do Planalto Sul, Grande Florianópolis serrana e Meio-Oeste, onde oscilam entre 27°C e 29°C.
Os ventos sopram entre os quadrantes oeste e norte, com intensidade fraca.
TERÇA-FEIRA (19)
No amanhecer de terça-feira (19), a condição é de predomínio de sol entre nuvens no estado. Ainda no final da manhã, a aproximação de instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e a umidade provocam temporais com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, iniciando nas regiões de divisa com o RS e se propagando em direção ao norte de SC. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas no período da tarde ficam na casa dos 34°C em todo o litoral e Vale do Itajaí e variam entre 30°C e 33°C no Grande Oeste e Planalto Norte.
QUARTA-FEIRA (20)
Assim como nos dias anteriores, o dia amanhece com predomínio de sol e variação de nuvens em Santa Catarina na quarta-feira (20). Entre a tarde e a noite, o calor e a umidade favorecem o desenvolvimento de pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa pelo estado, principalmente do Meio-Oeste aos planaltos. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. As temperaturas máximas oscilam entre 29°C e 33°C no Grande Oeste, Vale do Itajaí e no norte do estado. No Planalto Sul e Grande Florianópolis serrana, variam entre 26°C e 28°C. Os ventos sopram de quadrante norte e com intensidade fraca pelo estado.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quinta-feira (21), uma frente fria avança em direção ao estado a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul provocando temporais com chuva intensa, queda de granizo, rajadas de vento e descargas elétricas. O risco é alto para ocorrências meteorológicas. Na sexta-feira (22), a entrada de um sistema de alta pressão e de uma massa de ar frio firma o tempo e provoca queda das temperaturas em Santa Catarina.
Elaborado em: 18/03/2024 às 05:00 – N° 078/2024
Meteorologista: Elen Pelissaro