16.6 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaA sexta-feira(15) será marcada por sensação de abafamento e temperaturas que podem...

    A sexta-feira(15) será marcada por sensação de abafamento e temperaturas que podem chegar a 40ºC

    Em:

    Em Destaque

    imagemt15 03t

    A sexta-feira (15), inicia com predomínio de sol no Grande Oeste e variação de nuvens nas demais áreas, onde ao longo da manhã o sol passa a predominar também. Entre a tarde e à noite, a combinação de calor e umidade com a aproximação de uma frente fria que se desloca pelo RS, favorece a formação de pancadas de chuva e temporais bem isolados, do Grande oeste ao Planalto Sul, principalmente nas áreas próximas à divisa com o RS, com risco baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas.

    O vento sopra fraco a moderado, de direções variadas no interior do estado e predomina de norte no litoral, com rajadas moderadas na costa do Litoral Sul à Grd. Florianópolis de manhã e pelo interior à tarde.

    As temperaturas mínimas variam de 12 e 19°C entre o Meio-Oeste e os planaltos e na Grd. Florianópolis Serrana e marcam entre 18 e 24°C nas demais regiões. À tarde, as máximas oscilam entre 28 e 30°C no Planalto Sul, marcam entre 32 e 40°C no Litoral Sul, Oeste e no Extremo Oeste e variam entre 30 e 34°C no restante do estado. O risco associado ao forte calor, como insolação e desidratação é moderado.

    Mar calmo, com ondas de nordeste a leste, e alturas entre 0,5 e 1,0 m em toda a costa de SC.

    mapa1

    Assista a previsão

    SÁBADO (16)

    No sábado (16), o sol predomina ao longo manhã em todo estado. A partir da tarde a nebulosidade já começa a aumentar pelas áreas de divisa com o RS e entre a tarde e à noite, com a aproximação e atuação da frente fria em SC, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados para todas as regiões, iniciando pelas regiões ao sul do estado e avançando para as demais áreas ao longo da noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de nordeste a noroeste no interior de SC e de norte no litoral, com rajadas de até 60 km/h à tarde pelo estado. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 15 e 20°C entre os planaltos e na Grd. Florianópolis Serrana e marcam entre 20 e 28°C nas outras áreas. À tarde, máximas marcam entre 26 e 30°C nos pontos mais altos de SC, marcam entre 30 e 34°C do Meio-Oeste ao litoral, variando entre 35 e 39°C no Oeste, Extremo Oeste e no Alto Vale do Itajaí. O risco associado ao forte calor, como insolação e desidratação é moderado.

    mapa2

    DOMINGO (17)

    O domingo (17), inicia com ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados, nas áreas de divisa com o PR por influência da frente fria que se afasta de SC. Entre o final da madrugada e o início da manhã a chuva perde intensidade e o dia inicia com sol e variação de nuvens em todas as regiões, mas entre o final da manhã e o início da tarde um sistema de baixa pressão, provoca chuva e temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo, com destaque para as áreas do centro e leste do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. O vento predomina de nordeste no interior de SC e varia de noroeste a sudoeste no litoral e em áreas próximas, soprando com intensidade fraca. As temperaturas mínimas marcam entre 16 e 19°C entre os planaltos e variam entre 20 e 25°C nas demais regiões. À tarde, as máximas oscilam entre 28 e 31°C no Planalto Sul e nas áreas de divisa com o RS e marcam entre 30 e 37°C nas outras áreas, com as maiores temperaturas sendo esperadas para todo o Vale do Itajaí e o Litoral Norte.  O risco associado ao forte calor, como insolação e desidratação é baixo a moderado.

    mapa3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Entre a segunda (18) e a terça-feira (19), o sol predomina no Oeste e Extremo Oeste em grande parte dos dois dias, e a nebulosidade permanece mais presente do centro ao leste do estado, como sol aparecendo e predominando por alguns momentos nessas áreas. Entre as tardes e noites, há condições para pancadas de chuva e temporais para todas as regiões devido ao calor que permanece intenso, e também a instabilidades atmosféricas. O risco é moderado para ocorrências relacionadas ao temporais. Durante o período, as temperaturas permanecem altas nas tardes em todo estado, especialmente nas áreas litorâneas, no Oeste e Extremo Oeste.

    rodape 3

    Elaborado em: 15/03/2024 às 05:00 – N° 075/2024

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades