24.4 C
Itapema
sábado, dezembro 6, 2025
mais
    InícioCidadesItajaíApós 30 anos de trajetória, Texneo marca sua nova fase de atuação...

    Após 30 anos de trajetória, Texneo marca sua nova fase de atuação social com o Instituto Texneo

    Em:

    Em Destaque

    Caminhão-Palco leva espírito natalino aos bairros de Itapema

    Projeto itinerante terá música, apresentações circenses e presença do...

    Correios individualizam CEP por rua em Porto Belo

    Município deixa de usar código único e moradores precisam...

    Itapema reforça o Dezembro Verde e alerta para aumento de abandono de animais no fim do ano

    Campanha municipal destaca guarda responsável, prevenção aos maus-tratos e...

    Criado em 2024, o Instituto Texneo se alinha aos ODS da ONU e já atua com projetos comunitários em Santa Catarina
    Com sede em Indaial, no Vale do Itajaí (SC), a Texneo completou 30 anos de atuação em 2024, consolidada como uma das principais fabricantes de malhas da América do Sul. Fundada em 1994 por Ricardo e Fabrício Axt, a empresa surgiu da iniciativa familiar de responder a uma demanda de mercado por malhas com elastano. Desde então, construiu uma trajetória marcada pela inovação, pela expansão internacional e pelo compromisso com práticas sustentáveis e socialmente responsáveis.
    O ano de 2024 marcou uma nova etapa institucional: a companhia anunciou a criação do Instituto Texneo, organização sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento humano e comunitário.
    A nova entidade é um desdobramento do propósito institucional da empresa: empoderar pessoas e organizações a transformar sua realidade e realizar sonhos. Com atuação estruturada nos eixos de educação, esporte, inovação e empreendedorismo, o Instituto reforça o alinhamento da Texneo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial nas dimensões de inclusão social e geração de oportunidades.
    “O Instituto é uma extensão do que acreditamos como organização. Cada projeto, cada campanha de arrecadação e cada iniciativa apoiada tem como foco transformar vidas”, afirma Francisleine Tomazoni Axt, presidente do Instituto Texneo.
    Em seu primeiro ano de operação, o Instituto Texneo consolidou o compromisso da empresa com a transformação social por meio de iniciativas estruturadas. Destaca-se o programa Texneo Educa, que desde 2017 oferece aulas e atividades para jovens do 9º ano do ensino fundamental, conectando-os com o mercado de trabalho e possibilitando futuros vínculos como menor aprendiz. Em 2024, o programa foi expandido para duas escolas municipais de Indaial, impactando 42 alunos em 65 horas de aulas ministradas por voluntários. Além disso, o Instituto apoia a Ação Projeto de Vida, que aproxima jovens do ensino médio da realidade do mercado de trabalho. Outra iniciativa relevante é a campanha Produto do Bem, que destinou recursos para a compra de cestas básicas para comunidades vulneráveis, reforçando o compromisso social da companhia.
    Mais recentemente, o Instituto Texneo foi um dos realizadores do evento Capacitação para o terceiro setor – Captação de recursos em fontes alternativas, ministrado nos dias 20 e 21 de maio no Senai, em Blumenau. O encontro teve o objetivo de oferecer contribuições práticas ao dia a dia de colaboradores, gestores e membros da diretoria e conselhos das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da região, compartilhando as principais fontes alternativas de recursos e estratégias para substituição de despesas, voltadas à sustentabilidade financeira das organizações e seus projetos.
    As informações completas sobre o Instituto e seus resultados iniciais estão detalhadas no Relatório de Sustentabilidade 2024 da Texneo, que destaca também a evolução da agenda ESG da empresa, as certificações conquistadas e os investimentos em inovação e bem-estar no ambiente de trabalho.
    A criação do Instituto Texneo reforça o trabalho de toda a trajetória da empresa, que visa ampliar e aprimorar o impacto social positivo gerado pela companhia, mantendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o protagonismo social.
    Acesse o relatório de sustentabilidade Texneo pelo site https://www.texneo.com/.

    Cidades