13.4 C
Itapema
terça-feira, julho 7, 2026
mais
    InícioCidadesItapemaCâmara de Itapema debate nesta quarta-feira inclusão de educadores infantis no magistério

    Câmara de Itapema debate nesta quarta-feira inclusão de educadores infantis no magistério

    Em:

    Em Destaque

    Cinco praias de Bombinhas avançam na disputa pelo selo Bandeira Azul

    Município mantém cinco candidaturas na etapa internacional da certificação,...

    Gaeco mira esquema de fraudes em licitações de shows e cumpre mandados em Itapema e outras cidades

    Megaoperação investiga suspeita de cartel, pagamento de propinas e...

    Audiência pública proposta pelo vereador Léo Cordeiro vai analisar os impactos da Lei Federal nº 15.326/2026 na rede municipal; medida garante piso nacional e aposentadoria especial

    A Câmara de Vereadores de Itapema promove, nesta quarta-feira (10), às 19h, uma audiência pública para discutir os impactos práticos da nova Lei Federal nº 15.326/2026 na estrutura de ensino do município. O encontro, proposto pelo vereador Léo Cordeiro (MDB), ocorre no plenário do Poder Legislativo e visa analisar as adequações necessárias para o cumprimento da legislação nacional que unificou e reformulou as diretrizes das carreiras educacionais voltadas à primeira infância.
    A nova legislação promoveu alterações profundas em duas das principais normas da educação brasileira: a Lei do Piso Nacional do Magistério e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A mudança central foca na obrigatoriedade do reconhecimento formal de profissionais que atuam diretamente em creches e pré-escolas como professores da Educação Infantil, integrando-os de maneira definitiva à carreira geral do magistério público.

    Fim do desvio de nomenclaturas
    Historicamente, grande parte desses servidores públicos desempenhava funções de docência e acompanhamento pedagógico diário, mas ocupava cargos sob as nomenclaturas de “auxiliares”, “monitores” ou “educadores infantis”. O desvio na denominação funcional impedia que esses profissionais tivessem acesso aos direitos e garantias inerentes aos professores da educação básica.
    Com a consolidação da regra federal, os servidores concursados que possuam a formação acadêmica exigida e atuem na linha de frente escolar passam a ter o direito ao enquadramento automático no plano de carreira do magistério municipal. A adequação técnica gera reflexos imediatos na folha de pagamento, assegurando o acesso ao piso salarial nacional da categoria, além de readequar o direito às progressões funcionais por tempo de serviço ou titulação.

    Aposentadoria e função pedagógica
    Outro reflexo jurídico de grande impacto tratado no texto federal é a extensão da aposentadoria especial. Por determinação constitucional, os professores possuem o direito de requerer a aposentadoria com cinco anos a menos de contribuição em relação às demais categorias do funcionalismo público. Com o novo enquadramento, os profissionais da Educação Infantil que cumprirem os requisitos legais passam a usufruir do mesmo benefício previdenciário.
    A audiência pública também abordará o entendimento pedagógico da lei, que chancela que o trabalho nas creches não se limita aos cuidados básicos e de assistência material. A legislação reconhece formalmente que o ato de cuidar, brincar e estimular o desenvolvimento infantil é parte indissociável do processo de aprendizagem, elevando o status dos profissionais a agentes pedagógicos fundamentais. O debate no plenário é inteiramente aberto à comunidade, profissionais da área e representantes sindicais.

    Cidades