16.6 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioCidadesBombinhasCyberGAECO e DP de Bombinhas deflagram Operação “Anúncio Fake” com foco em...

    CyberGAECO e DP de Bombinhas deflagram Operação “Anúncio Fake” com foco em falsos anúncios de aluguéis de temporada

    Em:

    Em Destaque

    Anúncios fraudulentos veiculados em redes sociais ofertavam hospedagens no litoral catarinense. Até o momento, foi possível apurar que os anúncios fraudulentos se referiam a imóveis localizados nas cidades de Balneário Camboriú e Bombinhas. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
    Na manhã desta quarta-feira, 13/9, o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGAECO) e a Delegacia de Polícia Civil de Bombinhas, com o apoio dos GAECOs dos Ministérios Públicos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, deflagraram a operação “Anúncio Fake” para dar cumprimento a ordens judiciais expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Porto Belo, após acolhimento integral da representação pela 2ª Promotoria de Justiça de Porto Belo. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
    A investigação tem o objetivo de desmantelar grupo criminoso que atua desde 2018 na região litorânea de Santa Catarina aplicando golpes relacionados a falsos aluguéis de temporada (veraneio), com a veiculação, inclusive, de anúncios em conhecidas plataformas virtuais para dar maior credibilidade às ofertas enganosas ¿ o que caracteriza crimes de estelionato virtual, falsidade ideológica e associação criminosa.
    Até o momento, foi possível apurar que os anúncios fraudulentos se referiam a imóveis localizados nas cidades de Balneário Camboriú e Bombinhas, tendo como vítimas pessoas de diversas partes do país que pretendiam visitar a região litorânea catarinense, além das próprias imobiliárias locais, que tinham seus dados utilizados e seus anúncios replicados pelos golpistas.

    CyberGAECO
    O CyberGAECO é uma força-tarefa composta por integrantes do Ministério Público, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros Militares, que tem como objetivo identificar, buscar prevenir e reprimir delitos praticados em ambiente virtual.

    Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.

    Cidades