16.8 C
Itapema
sábado, junho 21, 2025
mais
    InícioCidadesItapemaGoverno apresenta ao Legislativo o plano de comercialização de títulos imobiliários, CEPAC's

    Governo apresenta ao Legislativo o plano de comercialização de títulos imobiliários, CEPAC’s

    Em:

    Em Destaque

    SC amplia Tarifa Social: 477 mil famílias podem zerar conta de luz

    Benefício gratuito atinge famílias que consomem até 80 kWh e...

    Yeesco luta pela liderança contra Cunha Porã em Itapema

    Jogo marca final da primeira fase da Série Prata...

    Frio chega com força: neve isolada e geadas podem atingir SC na próxima semana

    Massa polar trará termômetros abaixo de zero e risco...

    Nesta segunda (30/10), o presidente da Câmara de Itapema, vereador Jean do Dimar (MDB) e demais parlamentares, receberam o Assessor Especial de Governo, Dr. Miro Souza, e representantes do Banco do Brasil Investimentos, para apresentação do cronograma de emissão dos CEPAC’s, autorizada pela LC 113/2022.
    Os CEPAC’s são os Certificados de Potencial Adicional de Construção, um título mobiliário emitido pela Prefeitura Municipal, como forma de pagamento em contrapartida da outorga onerosa do direito de construir.
    Esses títulos – ao serem comercializados – geram renda para o município, viabilizando a execução dos projetos previstos nas Operações Urbanas Consorciadas do Município. Nesse caso, o engordamento da praia de Itapema e a construção de moradias populares.
    A estruturação do CEPAC trata justamente da forma como esses títulos serão comercializados no mercado financeiro.
    Segundo a Prefeitura, o Banco do Brasil (BB Investimentos) é quem vai fazer essa transação, que será em forma de leilão na bolsa de valores. Segundo Miro, o BB é o único banco público que pode fazer essa operação para o poder público.
    A previsão da Prefeitura de Itapema é comercializar os CEPAC’s a partir de abril do ano que vem. A outorga, nesse caso, é aplicada aos projetos envolvendo áreas frente mar, possibilitando a construção de prédios mais altos em Itapema. A venda desse chamado “espaço aéreo” (outorga) é justamente a fonte de renda do municipio, para a execução de projetos de desenvolvimento urbano, a exemplo do próprio engordamento da praia.
    Os vereadores Alexandre Xepa (Progressistas), Eurico Osmari (PSD), Jaison Simas (PSD) e Léo Cordeiro (MDB), participaram da reunião.

    Cidades