14 C
Itapema
segunda-feira, outubro 20, 2025
mais
    InícioCidadesPorto BeloGoverno de Porto Belo realiza vistoria técnica para avaliar medidas de proteção...

    Governo de Porto Belo realiza vistoria técnica para avaliar medidas de proteção à fauna no Morro de Zimbros

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista 19/10: Giovani Lima, advogado candidato ao Quinto Constitucional

    “Os desafios da advocacia são constantes e permeiam questões...

    Campeonato de Vôlei marca encerramento da Semana do Idoso em Itapema

    Atividade, adiada por conta da chuva, foi realizada na...

    arde de Atividades leva música e alegria a lar de idosos em Porto Belo

    O Governo de Porto Belo, por meio da Secretaria...

    Na quarta-feira, 15 de outubro de 2025, o Governo de Porto Belo realizou uma vistoria de campo com o objetivo de projetar medidas que reduzam o impacto na fauna local, decorrente da pavimentação da Rua Carlos Antônio da Silva, conhecida como estrada do Morro de Zimbros, no Bairro Centro.

    A ação foi conduzida por técnicos da Secretaria de Planejamento, Secretaria de Administração e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FAMAP), em parceria com a empresa Nila Engenharia e Meio Ambiente, contratada pelo Município para o desenvolvimento de estudos ambientais.

    Durante a vistoria, as equipes percorreram todo o trecho da via, identificando pontos estratégicos para implantação de medidas mitigadoras, como passagens de fauna. Cada local foi avaliado considerando o uso da estrada para travessia de animais, buscando soluções que garantam a segurança da fauna e contribuam para a conservação da biodiversidade local.

    O projeto está sendo desenvolvido com recursos municipais, contratados por meio de processo licitatório, e integra um conjunto de ações que buscam tornar as vias mais seguras para todos — tanto para os cidadãos quanto para os animais que compõem a fauna nativa de Porto Belo. As passagens de fauna são fundamentais para conectar fragmentos de vegetação e permitir o deslocamento seguro dos animais silvestres, reduzindo o risco de acidentes e a perda genética causada pelo isolamento das populações. Com a instalação dessas estruturas, os animais ganham mais segurança na travessia, e o município avança em direção a um modelo de desenvolvimento sustentável.

    Cidades