16.8 C
Itapema
terça-feira, junho 30, 2026
mais
    InícioCidadesItapemaItapema apresenta projeto da Zona Azul com 3 mil vagas em audiência...

    Itapema apresenta projeto da Zona Azul com 3 mil vagas em audiência pública

    Em:

    Em Destaque

    Itapema sedia simulação integrada para proteção de autoridades

    Exercício prático reuniu guardas municipais e policiais penais de...

    Porto Belo abre inscrições emergenciais para suplentes do Conselho Tutelar

    Processo seletivo visa preencher até cinco vagas de cadastro...

    Sistema rotativo digital será implantado inicialmente nos bairros Centro e Meia Praia; proposta prevê controle por aplicativo e concessão de cinco anos

    A Prefeitura de Itapema realizou, na noite da última segunda-feira (29), a segunda audiência pública para a apresentação do novo sistema de estacionamento rotativo pago da cidade, a Zona Azul. O encontro ocorreu na EMEB Educar, no bairro Meia Praia, e detalhou o projeto que visa ordenar o fluxo de veículos e otimizar a oferta de vagas nas regiões de maior concentração comercial e turística do município.
    A engenheira civil Raviane Cristina Werner conduziu a apresentação técnica, contextualizando que a medida é necessária para acompanhar o ritmo acelerado de crescimento urbano de Itapema. O projeto inicial prevê a regulamentação de aproximadamente 3 mil vagas mapeadas, que contarão com controle eletrônico e fiscalização automatizada em tempo real. Os usuários poderão efetuar o pagamento de forma digital por meio de aplicativo de celular, PIX, cartões de crédito e débito, além de totens de autoatendimento espalhados pelas calçadas.

    Licitação e prazos
    O modelo de operação prevê uma concessão pública com duração inicial de cinco anos para a empresa que vencer o processo licitatório. A modelagem garante que o município não terá custos de implantação com os cofres públicos e receberá um percentual da arrecadação gerada pelas tarifas.
    Após a conclusão desta segunda etapa de consulta popular, a Secretaria Municipal de Segurança Pública encaminhará toda a documentação técnica ao Tribunal de Contas para análise e manifestação. A publicação do edital de licitação que escolherá a concessionária responsável por implantar e gerenciar a Zona Azul ocorrerá logo após o parecer do órgão fiscalizador.

    Cidades