O investimento previsto para a obra é de aproximadamente R$ 100 milhões. Veja fotos do projeto
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) entregará a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a construção do Pier Turístico de Itapema nesta quarta-feira (3) pela manhã. A intervenção incluirá a instalação do píer, a dragagem e a execução de um molhe no Rio Perequê. O investimento previsto para a obra é de aproximadamente R$ 100 milhões e será realizada em 36 meses. A cidade aguarda ansiosamente por essa obra que deve se tornar uma atração turística e urbanística, além de viabilizar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da região.
Fotos: RGS Engenharia
A RGS Engenharia, empresa vencedora da licitação, será responsável pelo projeto de construção, operação, gestão e manutenção do Píer Turístico da Foz do Rio Perequê, em Itapema. O contrato de concessão foi assinado no ano passado e promete colocar Itapema no mapa do turismo nacional com um modelo inovador de convivência social, já adotado em outros países.
Segundo a RGS, a cidade será uma das poucas no país a contar com esse tipo de modelo. O objetivo é estimular o turismo na região, gerando empregos e renda de forma sustentável. A construção do Píer Turístico da Foz do Rio Perequê é um marco importante para a cidade, que pretende aumentar o fluxo de visitantes e fortalecer sua economia. A proposta do projeto é a utilização do espaço para a convivência social, com áreas de lazer, gastronomia e entretenimento.
Pacote de licenças do IMA
O pacote de licenças contemplará cinco regiões do estado, incluindo Captação, adução e tratamento de água da Casan em Concórdia (LAP); Três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Lages e São Joaquim (LAI); Recuperação, reforço e ampliação do cais 3 do Porto de Imbituba (LAI); Linhas de Transmissão de Energia Elétrica da Celesc em Joinville e São Bento do Sul (LOA).
A entrega oficial de duas delas, Itapema e Imbituba, ocorrerá nesta quarta-feira (3) pela manhã na sede do IMA em Florianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello (PL) e da vice Marilisa Boehm. As outras obras ainda não têm data definida para entrega.
Sheila Meirelles, presidente do IMA, afirma que a análise dos impactos ambientais é conduzida com responsabilidade e prioriza a sustentabilidade no estado.
Fonte: Visor Notícias