Vereador do MDB inicia mandato de um ano com foco na construção de um terceiro pavimento no Paço Legislativo
A Câmara Municipal iniciou o ano legislativo de 2026 sob nova presidência. O vereador Jonas Amadeu Raulino (MDB) assumiu, pela terceira vez, o comando da Mesa Diretora da Casa, em eleição realizada na penúltima semana de dezembro de 2025, durante a última sessão do ano legislativo. O principal desafio do mandato será a ampliação da estrutura física do Legislativo, considerada insuficiente para atender às atuais demandas administrativas e institucionais.
Além de Jonas Raulino na presidência, a Mesa Diretora para 2026 é composta pelos vereadores Bento Voltolini (PL), como vice-presidente, Rodrigo Borba (União), como primeiro secretário, e Altino Júnior (PL), como segundo secretário.
Esta é a terceira vez que Jonas Raulino ocupa a presidência da Câmara. Ele já havia comandado o Legislativo em 2015 e, posteriormente, por seis meses em 2022, acumulando experiência na condução administrativa e política da Casa.
Com mandato limitado a um ano, conforme resolução aprovada em 2024, o presidente destacou a necessidade de imprimir um ritmo acelerado de trabalho. A principal meta da gestão é viabilizar a construção de um terceiro pavimento no prédio da Câmara, com o objetivo de ampliar o auditório, melhorar os espaços de trabalho e adequar a estrutura ao atual número de servidores e às rotinas parlamentares.
Logo no primeiro dia de expediente de 2026, nesta segunda-feira (5), Jonas Raulino iniciou uma série de reuniões com os demais membros da Mesa Diretora para alinhar estratégias e definir prioridades do mandato. O presidente também percorreu gabinetes parlamentares e setores administrativos, dialogando com vereadores e servidores, colocando-se à disposição para ouvir demandas internas e fortalecer o trabalho conjunto.
Durante os encontros, Jonas reforçou a importância da colaboração entre todos os setores do Legislativo.
“Preciso da ajuda de vocês para fazer um bom trabalho na presidência”, afirmou.
Com atuação contínua no Legislativo desde 2013, Jonas Raulino assume o cargo com amplo conhecimento da dinâmica interna da Câmara. A proposta de ampliação do Paço Legislativo, caso viabilizada, deverá gerar impacto direto no funcionamento da Casa, melhorando a infraestrutura para sessões solenes, eventos oficiais e atendimento à comunidade.
A estreia oficial do presidente no plenário está prevista para o dia 2 de fevereiro, com o retorno das sessões ordinárias e o início formal do ano legislativo de 2026, salvo eventual convocação extraordinária antes dessa data.










