18.6 C
Itapema
terça-feira, maio 26, 2026
mais
    InícioCulturaLivro infantil “Que Bicho é Esse? – Identidade Secreta” é lançado em...

    Livro infantil “Que Bicho é Esse? – Identidade Secreta” é lançado em Itapema, valorizando a identidade e inclusão

    Em:

    Em Destaque

    Bombinhas: Câmara cria selo “Jovem Protetor” e cobra dados sobre cortes de água

    Sessão aprova programa de conscientização animal para jovens e...

    Canto da Praia: Monitoramento da PM desarticula depósito de inalantes

    Operação motivada por denúncias termina com suspeito preso e...

    Casinha da Praça da Paz vira ponto de encontro com clima de Copa em Itapema

    Espaço temático com área instagramável e troca de figurinhas...

    No dia 22 de maio de 2025, a Escola Francisco Victor Alves, em Itapema (SC), será palco de um evento especial que une literatura, inclusão e imaginação. Trata-se do lançamento do livro infantil Que bicho é esse? – Identidade Secreta, de autoria de Samara Miranda, que chega ao público em quatro formatos: livro impresso, e-book, áudio e-book com intérprete de Libras e impresso em braille, reforçando o compromisso com a democratização da leitura e a promoção da acessibilidade, neste projeto realizado juntamente com o produtor Peter Allan Ramos.
    O evento presencial será gratuito e direcionado exclusivamente aos alunos e funcionários da escola, mas representa o início de um projeto maior: a circulação da obra em todas as escolas dos anos iniciais da rede pública municipal de Itapema. Como parte do projeto, todas as crianças do 1º ano do ensino fundamental I da rede municipal receberão, gratuitamente, um exemplar do livro. Além disso, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura do município receberão exemplares em braille, ampliando o alcance da obra a crianças com deficiência visual.

    Uma aventura que inspira pequenos heróis
    Voltado especialmente para crianças de 6 a 8 anos, o livro Que bicho é esse? – Identidade Secreta traz uma narrativa divertida e envolvente sobre três cachorros que vivem grandes aventuras e descobrem que todos nós temos um verdadeiro herói dentro do peito. Mais do que uma história de ação, a obra dialoga com temas como identidade, autoestima, coragem e o valor das amizades.
    Essa é a terceira publicação do projeto que tem como propósito fomentar o acesso à literatura desde a infância e fortalecer os vínculos entre livro, leitor e escola. Ao levar a narrativa para o ambiente escolar, os idealizadores do projeto ampliam o impacto da obra, promovendo o desenvolvimento da imaginação, da empatia e da oralidade, além de incentivar a formação de novos leitores de maneira prazerosa e significativa.

    Cultura, educação e cidadania
    A realização deste projeto reafirma a importância de ações culturais voltadas ao público infantil no espaço escolar, especialmente em comunidades atendidas pela rede pública de ensino. Iniciativas como essa mostram que o acesso ao livro e à leitura não deve ser um privilégio, mas um direito — e que a literatura pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social, formação crítica e fortalecimento da cidadania.
    Além de promover o prazer pela leitura, o projeto dialoga com políticas públicas de inclusão, ao investir em formatos acessíveis e garantir que nenhuma criança seja excluída do universo simbólico das histórias. A entrega de exemplares em braille e a produção do áudio e-book com intérprete de Libras evidenciam uma perspectiva inclusiva e contemporânea da literatura infantil.
    “Que bicho é esse? – Identidade Secreta” vai muito além de um lançamento editorial — é uma ação cultural que planta sementes de imaginação, afeto e pertencimento nos corações dos pequenos leitores.
    Esta é uma ação realizada por Peter Allan Ramos, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itapema, com recursos financeiros provenientes do Edital de Chamamento Público Aldir Blanc – Edição 2024.

    Informações e contato com os idealizadores
    O projeto é realizado por Peter Allan Ramos e Samara Miranda. Para mais informações sobre as ações do lançamento ou sobre o livro, o contato pode ser feito diretamente com Samara Miranda pelo Instagram: @samaramirandaramos.

    Cidades