
Situação mais crítica é registrada nas cidades do Norte de SC; chuvas também provocam interdições
As fortes chuvas deixaram pelo menos 205 pessoas desalojadas em Santa Catarina até às 9h desta segunda-feira (28), segundo a DCSC (Defesa Civil de Santa Catarina). Pelo menos dez municípios distribuídos pelo Norte, Vale do Itajaí e Litoral Sul relataram estragos.
Com 100 pessoas desabrigadas, o município de Guaramirim é o que registra o maior número de vítimas das chuvas. Os moradores tiveram as casas comprometidas pelas inundações e necessitaram de abrigo público, detalha o boletim da Defesa Civil.
As prefeituras de Rio dos Cedros e Jaraguá do Sul colocaram à disposição das vítimas os abrigos municipais. Até o momento, as prefeituras de São Bento do Sul, Guaramirim, Corupá e Luiz Alves emitiram Decretos de Situação de Emergência.
Vale do Itajaí
No Vale do Itajaí, registraram estragos como alagamentos, queda de muros, rolamento de muros, dentro outros, as cidades de Luiz Alves, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Pomerode, Brusque e Gaspar.
Em Benedito Novo 50 pessoas estão desalojadas. Cerca de 20 casas foram atingidas por alagamentos e três por deslizamentos.
Oito pessoas estão sem casa em Luiz Alves. No início da tarde o rio Luiz Alves estava saindo da calha no início da tarde, segundo a Defesa Civil do município. A SC-421 está interditada.
De acordo com a prefeitura de Luiz Alves, na manhã desta segunda-feira, 15 ruas tiveram alagamentos, quatro casas alagadas e os moradores foram para casa de familiares, 12 desmoronamentos de barreiras em estradas, duas pontes de madeira danificadas e uma pessoa acamada foi socorrida pelos Bombeiros e encaminhada à casa de familiares.
Norte de SC
A cidade de Guaramirim documenta a situação mais crítica na região Norte de Santa Catarina, com 100 pessoas que tiveram que sair de suas casas. Foram registrados deslizamentos nos km 35,64,65 e 67 da SC 108.
Em Rio Negrinho, até o início da manhã, 29 famílias estavam desabrigadas. Elas foram alocadas para a casa de parentes. O Rio Negrinho registrava nível de emergência, de acordo com a Defesa Civil.
Até o momento apenas o município de São Bento do Sul emitiu Decretos de Situação de Emergência.
Bloqueio da Serra da Rocinha
A Serra da Rocinha, localizada na BR-285 em Timbé do Sul, no Sul catarinense, está bloqueada desde domingo (27) por conta de deslizamentos de terras e rochas, provocados pelas fortes chuvas que atingem a região.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil de Timbé do Sul, Evandro Floriano Amandio, a previsão é que o local seja liberada para o tráfego de veículos nesta terça-feira (29).
“A equipe de Obras está trabalhando o dia todo para desobstruir a pista. Eles pretendem liberar até amanhã, mas a chuva persiste aqui em Timbé do Sul, principalmente nos costões”, comentou.
Fonte: ND+.










