Valorização de imóveis frente mar pode chegar a 15%
O setor imobiliário em Itapema, Santa Catarina, projeta uma valorização de até 15% nos preços de imóveis frente mar até o final de 2024. A previsão se deve ao avanço do projeto de requalificação e alargamento da faixa de areia na Meia Praia, que em outubro obteve o licenciamento ambiental prévio. Segundo especialistas do mercado, o novo patamar de preços responde ao aumento de demanda por imóveis em áreas que serão diretamente impactadas pela revitalização.
Atualmente, Itapema possui o segundo metro quadrado mais caro do país, de acordo com o ranking FipeZap, ficando atrás apenas de Balneário Camboriú, onde o alargamento da Praia Central impulsionou a valorização. O projeto em Itapema pretende dobrar a faixa de areia da Meia Praia, abrangendo a área entre as ruas 165 e 321 e integrando a região ao Centro, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e criar uma orla moderna.
Além do engordamento da faixa de areia, o projeto de revitalização inclui a construção de uma avenida à beira-mar para aliviar o tráfego nas vias principais, como a Nereu Ramos e a 2ª Avenida, que hoje concentram o maior fluxo de veículos. A nova via permitirá que as ruas transversais em Meia Praia funcionem como acessos diretos à orla, melhorando a distribuição do trânsito na região.
A iniciativa também contempla ciclovias ao longo da orla, mais vagas de estacionamento – especialmente nas proximidades do Píer de Itapema, onde será inaugurado o Hard Rock Cafe Itapema, o único do mundo localizado “dentro” do mar. A estrutura moderna e o sistema de mobilidade integrada fazem parte de uma transformação planejada para atrair novos investimentos e aumentar a qualidade de vida de moradores e turistas.
A expectativa é que as melhorias ampliem ainda mais a valorização imobiliária em Itapema, impulsionando o mercado de imóveis de alto padrão e consolidando a cidade como um dos destinos mais desejados do litoral brasileiro.
Fonte: NSC Total