22.5 C
Itapema
quarta-feira, setembro 17, 2025
mais
    InícioSanta CatarinaNa França, deputada Daniela Reinehr debate modernização da legislação portuária

    Na França, deputada Daniela Reinehr debate modernização da legislação portuária

    Em:

    Em Destaque

    Câmara Mirim discute Propostas de Projeto de Lei para a cidade

    Se aprovadas, as propostas seguem para tramitação nas Comissões...

    Bombinhas coroa “Ventania” como a grande vencedora do 4º Festival da Canção

    Um público numeroso, atento e entusiasmado assistiu no palco...

    Bairro Alto São Bento terá modificações de trânsito em três ruas

    A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Departamento...

    A deputada federal e 1ª vice-presidente da Comissão Especial sobre o Sistema Portuário Brasileiro, Daniela Reinehr (PL/SC), participa da Missão Internacional Brasil Export 2025, em Paris, na França. A parlamentar integra a comitiva oficial que discute os rumos da legislação portuária e que busca soluções para ampliar a competitividade do país no comércio internacional.

    IMG 20250910 WA0011 IMG 20250910 WA0012 IMG 20250910 WA0013

    Amanhã (quarta-feira,10), Daniela será uma das debatedoras da mesa-redonda sobre o PL 733/2025 e os desdobramentos para a evolução da legislação portuária brasileira, ao lado de ministros do Tribunal Superior do Trabalho, parlamentares e especialistas do setor. “O que será muito importante, já que o texto é considerado estratégico para modernizar a governança portuária, reduzir entraves burocráticos e criar segurança jurídica para atrair investimentos”, prevê a deputada.

    Ela acrescenta que a missão também tem caráter prático, com visitas aos portos de Le Havre e Marselha, além de encontros com investidores e autoridades francesas. “E o Brasil chama a atenção do mundo como destino para novos negócios. Nosso desafio é garantir estabilidade institucional, jurídica e econômica, criando um ambiente favorável para quem deseja investir. Atualizar a legislação portuária é essencial para destravar gargalos e tornar o país mais competitivo”, aponta.

    Reinehr ainda lembra que Santa Catarina tem posição privilegiada no debate. “Santa Catarina é o único estado brasileiro com seis portos em operação e há previsão de que esse número chegue a oito, nos próximos anos. É uma vocação natural que precisa ser fortalecida com eficiência, liberdade econômica e governança. Seguiremos trabalhando para que o estado se consolide cada vez mais como referência portuária nacional”, afirma.

    A programação – a Missão Internacional Brasil Export 2025 reúne representantes do setor produtivo, autoridades portuárias, lideranças políticas e empresariais, além de quatro ministros e oito deputados federais. A abertura foi feita pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçando a importância do alinhamento entre poder público e iniciativa privada para o futuro da logística nacional.

    Cidades