Entre a tarde e à noite, a elevação das temperaturas e a disponibilidade de umidade no ar, somada a instabilidades atmosféricas, favorece o desenvolvimento de pancadas de chuva e de temporais isolados pelo estado, acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e de chuva pontualmente intensa em curto período de tempo, com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas.
O vento apresenta fraca intensidade variando de nordeste a noroeste do Grande Oeste aos planaltos e de leste no litoral e em áreas próximas.
As temperaturas mínimas oscilam entre 19 e 24°C no Oeste, Extremo Oeste e no litoral e marcam entre 16 20°C nas demais áreas. As máximas variam entre 35 e 37°C no Oeste e Extremo Oeste, 32/34°C no Vale do Itajaí e Litoral Norte e de 28 a 32°C nas demais áreas, com exceção dos pontos mais altos da Serra.
Mar pouco agitado (Litoral Sul) e calmo entre Florianópolis e o Litoral Norte com ondas de sudeste entre 0,5 e 1,5 m.
Temporais isolados e chuva pontualmente intensa nesta quarta-feira (07)
Elaborado em: 06/02/2024 às 20:00 – N° 019/2024
Meteorologista: Fernando Rafael
A quarta-feira (07) será mais um dia de forte calor no estado com temperaturas próximas aos 30°C em todas regiões, estando acima dos 33/34°C em áreas do Vale do Itajaí e próximas ou acima dos 35/37°C no Oeste do estado. Entretanto, o forte calor, a disponibilidade de umidade e a presença de instabilidades atmosféricas, favorecem a formação de pancadas de chuva e temporais isolados com chuva em praticamente todas as regiões a partir do final da manhã e principalmente no decorrer da tarde e início da noite, trazendo risco moderado para destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, entre outros. A chuva pode ser volumosa em curtos períodos de tempo, provocando alagamentos e enxurradas pontuais, especialmente entre o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e áreas serranas do Planalto Sul e Grande Florianópolis. No Litoral Sul e em parte do Planalto Sul, o risco é baixo.
A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.
QUINTA-FEIRA (08)
Na quinta-feira (08), há condições para pancadas de chuva durante a madrugada nas áreas litorâneas. Ao longo da manhã, o tempo apresenta melhoria com aberturas de sol, mas a partir da tarde, retornam as condições para pancadas isoladas de chuva e temporais isolados (típicos de verão) devido ao calor e umidade disponível. Embora a condição seja menor (menos abrangente) que nos últimos dias, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. O vento sopra com intensidade fraca a moderada e varia de direção norte a noroeste no interior do estado e de norte a nordeste no litoral e proximidades. As temperaturas mínimas apresentam comportamento similar ao dos últimos dias, variando de 14 e 17°C entre os planaltos e Meio-Oeste e entre 18 e 24°C no restante do estado. À tarde, as máximas se aproximam dos 36/38°C no Extremo Oeste, 34°C no Vale do Itajaí e entre 27 e 33°C nas demais áreas. Mar calmo com ondas entre 0,6 e 1,2 m com ondulação de leste/sudeste.
SEXTA-FEIRA (09)
Na sexta-feira (09) o sol aparece entre poucas nuvens desde cedo, exceto no litoral e áreas próximas, onde a nebulosidade diminui gradativamente ao longo da manhã. Os ventos mais quentes de leste/nordeste com rajadas de até 40/50 km/h pelo estado favorecem rápido aquecimento com temperaturas máximas próximas dos 36/38°C no Extremo Oeste e Oeste e entre 27 e 33°C nas demais regiões. A partir da tarde, o forte aquecimento e a influência de uma área de baixa pressão voltam a favorecer a desestabilização da atmosfera e a formação de pancadas de chuva e temporais muito isolados pelo estado com risco baixo para ocorrências associadas. Mar calmo com ondulação de leste entre 0,7 e 1,3 m.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Entre o sábado (10) e o domingo (11), as condições para formação de pancadas de chuva e temporais isolados deve diminuir no estado. Apesar disso, as temperaturas seguem altas durante as tardes com marcas próximas dos 36/38°C no Extremo Oeste e próximo ou superiores aos 30°C nas demais áreas.
Elaborado em: 07/02/2024 às 05:00 – N° 038/2024
Meteorologista: Fernando Rafael