24.5 C
Itapema
segunda-feira, julho 22, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaNesta quarta-feira (21) haverá transporte de umidade do oceano gerado pela Tempestade...

    Nesta quarta-feira (21) haverá transporte de umidade do oceano gerado pela Tempestade Tropical Akará

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Hélio Dagnoni, Presidente da Fecomércio

    “Nossa intenção não é aumentar os impostos, é só...

    Itapema vai participar da fase estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

    Nos próximos dias Itapema estará presente na fase Estadual...

    Nesta quarta-feira (21) haverá transporte de umidade do oceano gerado pela Tempestade Tropical Akará

    Na quarta-feira (21), o dia inicia com sol e variação de nuvens do Meio-Oeste ao litoral e com predomínio de sol no Oeste e Extremo Oeste. O transporte de umidade do oceano gerado pela Tempestade Tropical Akará que deve ser rebaixada à Depressão Subtropical em alto mar na altura do RS, somada a influência de instabilidades atmosféricas, entretanto, favorecem entre a tarde e à noite, a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados do Grande Oeste ao Vale do Itajaí e Planalto Norte. No Litoral Norte, a chuva ocorre de forma mais persistente ao longo do dia e também há condições para temporais isolados. Nas demais áreas, chuvas fracas ocasionais intercaladas por períodos de sol. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências meteorológicas. 

    O vento sopra com intensidade fraca de nordeste/leste no interior de SC e de sudeste/sul no litoral e em áreas próximas.

    As temperaturas mínimas variam entre 10 e 14°C no Planalto Sul, 13°C a 17°C no Meio-Oeste e entre 16 e 21°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 24 e 28°C entre os Planaltos (menores nas áreas serranas) e de 26°C a 31°C nas demais regiões.

    Mar pouco agitado com ondulação de sudeste entre 1,0 e 1,8 m.

    Captura de tela 2024 02 21 043559

    Assista

    QUINTA-FEIRA (22)

    Na quinta-feira (22), o ciclone em alto mar na altura do RS, dissipa. O dia começa com sol e variação de nuvens pelo estado. Entre a tarde e à noite, a combinação de calor e instabilidades atmosféricas favorece a formação de temporais isolados com chuva pontualmente intensa em todas as regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas como alagamentos e destelhamentos. 

    Os ventos sopram com  intensidade fraca de direção nordeste/norte pelo estado. As temperaturas mínimas  variam entre 12°C e 17°C entre o Planalto Sul, Meio-Oeste, Planalto Norte e áreas serranas da Grd. Florianópolis. Nas demais áreas, temperaturas entre 16°C e 22°C.

    À tarde, o aquecimento se intensifica se comparado aos dias anteriores, com marcas entre 27°C e 32°C pelo estado (menor nas áreas de maior altitude). Mar calmo com ondas de sudeste/leste entre 0,7 e 1,3 m.

    Captura de tela 2024 02 21 005013

    SEXTA-FEIRA (23)

    Na sexta-feira (23) a condição deve ser semelhante ao observado no dia anterior. O dia começa com maior quantidade de nuvens entre os Planaltos e o Meio-Oeste, mas que diminui ao longo da manhã. A partir da tarde, no entanto, a condição típica de verão com umidade e calor disponíveis, somado a presença de instabilidades atmosféricas sobre o estado, volta a instabilizar a atmosfera e favorece o desenvolvimento de temporais isolados e ocorrência de pancadas de chuva em todas as regiões com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas.

    Os ventos apresentam fraca intensidade (com exceção daqueles associados a temporais muito isolados) com predominância de oeste entre o Grande Oeste e os Planaltos e de norte/nordeste no litoral.

    As temperaturas ficam mais altas, variando de 17°C a 24°C pelo estado. Na maior parte do estado, as temperaturas máximas variam de 28°C a 34°C.

    O mar segue calmo com ondas próximas de 1 m do quadrante leste.

    Captura de tela 2024 02 21 005013

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No final de semana (dias 24 e 25) a condição deve ser muito semelhante aos dias anteriores, com condição favorável para pancadas de chuva e temporais isolados com chuva pontualmente intensa em todas as regiões, sobretudo entre a tarde e à noite. O calor segue presente com marcas entre 33°C e 35°C nas regiões mais quentes.

    Elaborado em: 21/02/2024 às 05:00 – N° 052/2024

    Meteorologista: Fernando Rafael

    Cidades