Na quarta-feira (21), o dia inicia com sol e variação de nuvens do Meio-Oeste ao litoral e com predomínio de sol no Oeste e Extremo Oeste. O transporte de umidade do oceano gerado pela Tempestade Tropical Akará que deve ser rebaixada à Depressão Subtropical em alto mar na altura do RS, somada a influência de instabilidades atmosféricas, entretanto, favorecem entre a tarde e à noite, a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados do Grande Oeste ao Vale do Itajaí e Planalto Norte. No Litoral Norte, a chuva ocorre de forma mais persistente ao longo do dia e também há condições para temporais isolados. Nas demais áreas, chuvas fracas ocasionais intercaladas por períodos de sol. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências meteorológicas.
O vento sopra com intensidade fraca de nordeste/leste no interior de SC e de sudeste/sul no litoral e em áreas próximas.
As temperaturas mínimas variam entre 10 e 14°C no Planalto Sul, 13°C a 17°C no Meio-Oeste e entre 16 e 21°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 24 e 28°C entre os Planaltos (menores nas áreas serranas) e de 26°C a 31°C nas demais regiões.
Mar pouco agitado com ondulação de sudeste entre 1,0 e 1,8 m.
Assista
QUINTA-FEIRA (22)
Na quinta-feira (22), o ciclone em alto mar na altura do RS, dissipa. O dia começa com sol e variação de nuvens pelo estado. Entre a tarde e à noite, a combinação de calor e instabilidades atmosféricas favorece a formação de temporais isolados com chuva pontualmente intensa em todas as regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas como alagamentos e destelhamentos.
Os ventos sopram com intensidade fraca de direção nordeste/norte pelo estado. As temperaturas mínimas variam entre 12°C e 17°C entre o Planalto Sul, Meio-Oeste, Planalto Norte e áreas serranas da Grd. Florianópolis. Nas demais áreas, temperaturas entre 16°C e 22°C.
À tarde, o aquecimento se intensifica se comparado aos dias anteriores, com marcas entre 27°C e 32°C pelo estado (menor nas áreas de maior altitude). Mar calmo com ondas de sudeste/leste entre 0,7 e 1,3 m.
SEXTA-FEIRA (23)
Na sexta-feira (23) a condição deve ser semelhante ao observado no dia anterior. O dia começa com maior quantidade de nuvens entre os Planaltos e o Meio-Oeste, mas que diminui ao longo da manhã. A partir da tarde, no entanto, a condição típica de verão com umidade e calor disponíveis, somado a presença de instabilidades atmosféricas sobre o estado, volta a instabilizar a atmosfera e favorece o desenvolvimento de temporais isolados e ocorrência de pancadas de chuva em todas as regiões com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas.
Os ventos apresentam fraca intensidade (com exceção daqueles associados a temporais muito isolados) com predominância de oeste entre o Grande Oeste e os Planaltos e de norte/nordeste no litoral.
As temperaturas ficam mais altas, variando de 17°C a 24°C pelo estado. Na maior parte do estado, as temperaturas máximas variam de 28°C a 34°C.
O mar segue calmo com ondas próximas de 1 m do quadrante leste.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No final de semana (dias 24 e 25) a condição deve ser muito semelhante aos dias anteriores, com condição favorável para pancadas de chuva e temporais isolados com chuva pontualmente intensa em todas as regiões, sobretudo entre a tarde e à noite. O calor segue presente com marcas entre 33°C e 35°C nas regiões mais quentes.
Elaborado em: 21/02/2024 às 05:00 – N° 052/2024
Meteorologista: Fernando Rafael