13.9 C
Itapema
sábado, julho 13, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaNesta terça-feira (20) o dia será com presença de nebulosidade e aberturas...

    Nesta terça-feira (20) o dia será com presença de nebulosidade e aberturas de sol

    Em:

    Em Destaque

    Nesta terça-feira (20) o dia será com presença de nebulosidade e aberturas de sol

    Na terça-feira (20), a Tempestade Tropical Akará segue se deslocando para sul com seu centro posicionado na latitude do RS, em alto mar, afastado da costa. O dia inicia com presença de nebulosidade e aberturas de sol do Meio-Oeste e o litoral, onde também há condições para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia, no Oeste e Extremo Oeste a manhã inicia com predomínio de sol e a nebulosidade aumenta ao longo do período. Entre a tarde e à noite nas áreas próximas ao Paraná, do Extremo Oeste ao Litoral Norte, novamente há condições para temporais isolados. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

    Os ventos sopram com intensidade fraca variando de direção leste a nordeste no interior do estado e de quadrante sul no litoral e em áreas próximas. Mar pouco agitado do Litoral Sul à Grd. Florianópolis, com ondas de direção sudeste, com altura entre de 1,5 a 2,0 m  e picos de até 2,5 m em alto mar e calmo, com ondas entre 0,5 a 1,0 m e picos de até 1,5 m no Litoral Norte.

    As temperaturas mínimas oscilam entre 9 e 15°C  na Serra e na Grd. Florianópolis Serrana e variam entre 16 e 21°C no restante do estado. As máximas marcam entre 24 e 32°C no Oeste, Extremo Oeste e do Baixo Vale ao Litoral Sul, nas demais áreas elas oscilam entre 18 e 25°C.

    mapa 1

    Assista a previsão

    QUARTA-FEIRA (21)

    Na quarta-feira (21) a Tempestade Tropical Akará tende a perder intensidade, se mantendo em alto mar na latitude do RS. O dia inicia com sol e variação de nuvens do Meio-Oeste ao litoral e com predomínio de sol no Oeste e Extremo Oeste. Entre a tarde e à noite, a combinação de calor e umidade provoca pancadas de chuva e temporais isolados do Grande Oeste ao Litoral Norte, principalmente nas áreas de divisa com o PR, nas demais regiões ocorre chuva fraca. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. 

    O vento sopra com intensidade fraca a moderada de nordeste a leste no interior de SC e de Sudeste a Sul no litoral e em áreas próximas.

    As temperaturas mínimas variam entre 7 e 15°C no Planalto Sul  e marcam entre 15 e 21°C pelo estado. As máximas oscilam entre 18 e 26°C entre os planaltos e variam entre 25 e 33°C nas demais regiões.

    mapa 2

    QUINTA-FEIRA (22)

    Na quinta-feira (22), A Tempestade Tropical Akará continua sua trajetória, se afastando da costa em direção sul e perdendo mais intensidade. No geral, o dia será com sol e variação de nuvens em todo o estado, entre a tarde e à noite há chance de pancadas de chuva com trovoadas e de chuva fraca e isolada do Extremo Oeste ao Litoral Norte, nas áreas litorâneas faz sol com variação de nuvens. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

    Os ventos sopram com  intensidade fraca a moderada de direção nordeste do Extremo Oeste aos planaltos e de sudoeste a leste/nordeste no litoral e em suas proximidades.

    As temperaturas mínimas  variam entre 16 e 23°C no Oeste, Extremo Oeste, Litoral Norte, no Baixo Vale e rente à costa e marcam entre  12 e 18°C nas demais áreas. À tarde as máximas marcam  em torno dos 25°C na Serra e variam entre 27 e 34°C pelo estado.

    mapa 3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Entre a sexta-feira (23)  e o sábado (24) a Tempestade Tropical Akará segue se desconfigurando até se dissipar, e segue a condição para pancadas de chuva e temporais bastante isolados a partir da tarde em todas as regiões de SC, com sol e variação de nuvens no período da manhã.

    Apesar de a previsão indicar a dissipação do ciclone, as incertezas associadas à previsibilidade desta tempestade seguem afetando a previsão do tempo para Santa Catarina.

    Desta forma, reitera-se a importância do acompanhamento diário das atualizações das previsões, notas, avisos e alertas emitidos pelos órgãos oficiais de Meteorologia e Oceanografia.

    rodape 3

    Cidades