Em 2026, a elevada carga tributária aparece como o maior desafio para o avanço do comércio de bens, serviços e turismo em Santa Catarina. Essa é a principal conclusão da Carta do Comércio 2026, elaborada pela Fecomércio SC a partir da participação de 483 empresários do setor terciário. De acordo com os respondentes, o peso dos tributos sobre as atividades empresariais é considerado altamente limitador, alcançando nota 9,1 em uma escala na qual 10 representa o cenário mais crítico.
Com isso, a questão tributária superou fatores que lideravam o ranking em 2022, como a inflação e o poder de compra da população. No Índice de Dificuldade Empresarial (IDE), o tema desenvolvimento econômico permanece no topo entre os macrotemas, com pontuação de 8,11. Na sequência, aparecem Trabalho e Qualificação (7,56), Tecnologia e Digital (7,52), Empreendedorismo (7,17), Comércio Exterior (7), Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade (6,85) e Segurança e Ilegalidade (6,85).
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, ressalta que a preocupação com os tributos é intensificada pelas incertezas em torno da reforma tributária aprovada recentemente. Segundo ele, ainda não há definições claras, como, por exemplo, as alíquotas dos impostos sobre valor agregado.
Outro levantamento da Fecomércio aponta a redução de mais de 27 mil postos de trabalho em Santa Catarina apenas no setor terciário, segmento em que a jornada 6×1 é predominante em mais de 90% dos estabelecimentos.
Entre as áreas consideradas prioritárias pelos empresários, educação ocupa o primeiro lugar, com 26% das respostas, seguida por saúde (22,4%) e segurança pública (19,6%). Juntas, essas três áreas concentram 68% das indicações. Infraestrutura e saneamento básico também aparecem como demandas relevantes.

Seguro Rural
A deputada federal Daniela Reinehr (PL/SC) defende que a nova lei do seguro rural seja acompanhada de recursos e medidas que garantam proteção efetiva aos produtores. Para a parlamentar, que também é produtora rural, a sanção da Lei nº 15.526/2026, publicada nesta quarta-feira (30), representa um avanço, mas exige compromisso com o acesso ao seguro e o cumprimento dos prazos para indenização. Sancionada esta semana, a legislação estabelece regras mais claras para a regulação dos sinistros e o pagamento das indenizações. Quando não houver necessidade de vistoria técnica presencial, a regulação deverá ser concluída em até 15 dias após a comunicação do produtor. Já o pagamento deverá ocorrer em até 30 dias, contados da entrega dos documentos exigidos ou da realização da vistoria, o que ocorrer por último.
A norma também permite integrar o seguro às garantias das operações de crédito rural.
Embaixadores de Turismo
Uma ação inédita realizada em parceria entre o Destino Floripa & Região e a Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação de Florianópolis ampliou a promoção de Florianópolis no Mercosul. Durante a maior feira de turismo da América Latina, a FIT, realizada em Buenos Aires de 26 a 29 de setembro, a cidade prestou homenagem às 40 maiores operadoras de turismo da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, que inclusive são as que mais vendem a capital catarinense. As empresas receberam o troféu de Embaixadores de Turismo de Florianópolis, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do setor, e em uma ação para aproximá-las ainda mais do potencial da Capital catarinense.
Emprego em alta
Santa Catarina fechou agosto com saldo de 4.452 empregos com carteira assinada em agosto. Os dados foram apurados pela Secretaria de Estado do Planejamento com base no Novo Caged. A indústria puxou o resultado do mês, com 1.713 vagas, sendo 1.661 na transformação. São José liderou entre os municípios, com 918 postos, seguida por Florianópolis (613) e Blumenau (608). No acumulado desde janeiro, o estado somou 66.906 novas vagas e crescimento de 2,60% no emprego formal, acima da média nacional de 2,41%. Serviços lideraram a geração de vagas no período (30.138), enquanto a construção registra o maior avanço proporcional: 7,84%.
Mamografia
O Outubro Rosa começa com uma mudança importante para quem utiliza plano de saúde. Desde essa quinta-feira, 1, a mamografia digital passou a ter cobertura obrigatória sem restrição de idade, desde que exista indicação médica. A nova regra amplia o acesso ao exame e reduz uma barreira que podia gerar negativas em situações fora das faixas etárias previstas anteriormente. Para a advogada Jamily Borba de Alcântara, especialista em Direito da Saúde e do Consumidor, a medida fortalece o papel da avaliação médica. Em caso de negativa, a orientação é solicitar a justificativa por escrito, guardar pedidos médicos e protocolos de atendimento e registrar reclamação na ANS.
Cobertura completa
A Alesc está preparando uma ampla cobertura para acompanhar, em tempo real, a votação e a apuração em Santa Catarina. No domingo, 4 de outubro, os mais de 5 milhões de eleitores catarinenses poderão acompanhar o andamento do pleito por uma estrutura multimídia integrada da Casa.
Os diferentes veículos de comunicação do Parlamento estarão mobilizados em uma mesma cobertura jornalística, que abrange televisão, rádio, portal, e redes sociais para acompanhar a eleição desde a abertura das urnas até a divulgação dos resultados.
A proposta é transformar a estrutura de comunicação da Alesc em uma grande rede de informação pública, com conteúdos produzidos pela TV Alesc, Rádio Alesc e Agência Alesc, além das plataformas digitais e do canal oficial da Assembleia no YouTube.
Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_02.10.2026
Produção e edição
Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
Contato: peloestado@gmail.com











