17.2 C
Itapema
quinta-feira, julho 16, 2026
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 15/07: Análise de 'nova' política de cotas acaba em polêmica...

    Pelo Estado 15/07: Análise de ‘nova’ política de cotas acaba em polêmica na Alesc

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 16/07: Segundo tarifaço dos EUA entra em vigor e preocupa indústria

    A entrada em vigor do segundo tarifaço norte-americano, nesta...

    Câmara de Porto Belo entrega honraria para valorizar a tradição e a força da pesca

    Sessão solene reconhece trabalhadores do mar em atividade que...

    Aulas de ukulele abrem novas oportunidades de lazer para idosos em Itapema

    Atividade gratuita no Centro de Convivência da Meia Praia...

    A análise sobre a “nova política de cotas”, apresentada pelo deputado estadual Alex Brasil (PL), na Alesc, acabou sendo adiada por um pedido de vista dos deputados Fabiano da Luz (PT) e Rodrigo Minotto (PDT). A matéria, que deveria ter sido discutida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa acabou virando polêmica, com a interrupção de manifestantes da plateia.

    O novo projeto foi apresentado após o Superior Tribunal Federal (STF) declarar inconstitucional a Lei Estadual, aprovada pela Alesc e sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL), que proibia cotas raciais em instituições de ensino superior públicas ou que recebem recursos do Estado.

    O novo projeto, apresentado pelo deputado Alex Brasil, propõe o fim de cotas raciais e ações afirmativas baseadas em gênero ou orientação sexual em instituições de ensino superior públicas ou financiadas pelo estado de Santa Catarina. A proposta mantém, no entanto, reservas para pessoas com deficiência, critérios sociais e estudantes da rede pública.

    Em entrevista esta semana, o parlamentar chegou a declarar que a estratégia é se adequar às exigências do STF e regulamentar uma cota racial de 20% condicionada a baixa renda e a origem em escola pública, enquanto fecha as demais modalidades em debate na UDESC.

    Instituições de ensino e alguns parlamentares, como a deputada Luciane Carminatti (PT) e Marquito (PSOL), já se declararam contra o projeto.

    Fungetur

    Daniela Reihner – Foto: Camara dos deputados/Divulgação

    A deputada federal Daniela Reinehr (PL/SC), presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, realiza nesta sexta-feira, 17, em Florianópolis, um amplo debate sobre o aperfeiçoamento do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e a ampliação do acesso ao financiamento para o setor. O seminário regional reunirá representantes do poder público, instituições financeiras, entidades empresariais e especialistas para identificar entraves que dificultam o acesso ao crédito e discutir medidas para tornar os mecanismos de financiamento mais simples e acessíveis. O debate terá atenção especial aos micro e pequenos empreendedores, ao turismo regional e ao turismo rural.

    Convocação via whats

    A Justiça Eleitoral iniciará, na próxima semana, as convocações de mesárias, mesários e demais colaboradores que atuarão nas Eleições Gerais de 2026. Em Santa Catarina, a principal novidade é que os chamamentos serão realizados, pela primeira vez, por meio do aplicativo WhatsApp. Mas atenção: o contato será exclusivamente pelo o número oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC): 0800 647 3888. As dúvidas poderão ser resolvidas na mesma conversa ou pelos contatos dos cartórios já disponíveis na Internet. Nesta semana, o TRE-SC realizou um simulado com os cartórios eleitorais para validar o funcionamento do sistema. A expectativa é que, inicialmente, aproximadamente 80 mil pessoas sejam convocadas para atuar como mesários e em outras funções de apoio ao processo eleitoral. Em seguida do simulado, inicia-se o processo de disparo de mensagem aos convocados.

    Prêmio Personalidade de Vendas

    A ADVB/SC iniciou a etapa final de votação do Prêmio Personalidade de Vendas 2026. As cédulas já foram encaminhadas ao colegiado da entidade, formado por diretores, conselheiros, associados, mantenedores, vencedores de edições anteriores e representantes de entidades empresariais catarinenses. A votação segue até o dia 27 de julho, e o nome do homenageado deste ano será divulgado em 4 de agosto. Criada em 1993, a premiação reconhece empresários que se destacam pelo desempenho mercadológico, visão empreendedora, gestão e contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina.

    Eletropostos

    A Esquina do Futuro, pioneira no mercado nacional como a primeira rede de eletropostos multisserviços do país, oficializou a sua expansão em Santa Catarina por meio de uma parceria com a Rede Galo e irá investir no Estado, inicialmente, R$2 milhões, integrando o plano de expansão da marca com tecnologia nacional de recarga rápida e ultrarrápida da WEG.

    Nesta primeira fase do cronograma, cinco unidades de recarga entram em operação ainda na primeira quinzena de julho. Os primeiros endereços confirmados concentram-se em posições estratégicas de alto fluxo na Grande Florianópolis. Na sequência do cronograma, as outras 10 unidades previstas para o piloto serão instaladas de forma gradativa entre agosto e setembro, estendendo a cobertura de rede também para o município de Itapema.

    Abrasel Summit

    O maior encontro do setor de alimentação fora do lar do Sul do Brasil tem data marcada. A Abrasel Santa Catarina vai realizar, no dia 21 de outubro, a 4ª edição do Abrasel Summit, no Stage Music Park, em Jurerê, Florianópolis. Voltado para empresários, gestores, chefs, profissionais do food service, fornecedores, investidores e empreendedores, o Abrasel Summit reúne um dia de intensa programação com palestras, painéis, networking, exposição de marcas e debates sobre temas que impactam diretamente o setor, como gestão, inovação, tecnologia, marketing, liderança e tendências de mercado.

    SCGás

    A SCGás assinou, esta semana, o contrato com a H2A Bioenergia (produtora do biometano), a VOSSKO (consumidora do combustível), marcando a entrada do biometano na rede de distribuição de gás canalizado de Santa Catarina, disponibilizando no Estado um combustível renovável produzido a partir de resíduos orgânicos do agronegócio.

    Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_15.07.2026

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades