18.6 C
Itapema
domingo, junho 22, 2025
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 21/05: Luciane Ceretta fará a transição da academia para a...

    Pelo Estado 21/05: Luciane Ceretta fará a transição da academia para a máquina pública estadual

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista 22/06: Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc

    BR-280 – A realidade das obras federais Os resultados do...

    SC amplia Tarifa Social: 477 mil famílias podem zerar conta de luz

    Benefício gratuito atinge famílias que consomem até 80 kWh e...

    Yeesco luta pela liderança contra Cunha Porã em Itapema

    Jogo marca final da primeira fase da Série Prata...

    O xadrez da política catarinense movimenta mais uma peça, a escolha e o aceite de Luciane Ceretta para a Secretaria de Educação é, ao mesmo tempo, um lance audacioso e previsível do governador. Previsível, porque seu nome já circulava nos corredores do poder e a conexão com a academia, especialmente com o programa Universidade Gratuita, a credenciava fortemente. Audacioso, porque a pasta da Educação é, em todos os governos, um caldeirão de desafios, onde mesmo os mais experientes navegantes encontram mares revoltos.

    Ceretta, reitora da Unesc e com um currículo que a credencia há mais de 30 anos no magistério superior, chega ao governo estadual com a bagagem de quem domina a teoria e a prática da gestão educacional. Sua trajetória na educação superior e participação em conselhos e entidades de peso (como o Conselho Nacional de Educação e o Crub) a credenciam à altura do cargo.

    Mas a política, sabemos, é um jogo diferente. A transição da academia para a máquina pública estadual é sempre um salto no escuro. Por mais que ela negue pretensões políticas futuras – uma afirmação que soa quase como um rito de passagem para quem assume cargos de proeminência –, o posto de secretária de Educação é, por si só, um trampolim. Gerir uma das pastas mais complexas e de maior impacto social é um teste de fogo. Mas, o sucesso na empreitada pode pavimentar um caminho para as urnas.

    Entre os calcanhares de Aquiles da gestão Ceretta, está o fortalecimento da educação básica e do ensino médio. Não é segredo para ninguém que a qualidade do ensino público catarinense, especialmente nessas etapas, precisa de um choque de gestão e de investimentos. Índices de aprendizagem, evasão escolar e a defasagem na formação de alunos para o mercado de trabalho ou para o ensino superior são problemas crônicos.

    O ponto a favor de Ceretta, e que não pode ser subestimado, é seu protagonismo na criação do Universidade Gratuita, ao lado de Aristides Cimadon, seu antecessor. Este programa, uma bandeira do governo, representa um avanço na democratização do acesso ao ensino superior e demonstra a capacidade de Ceretta de articular e implementar políticas públicas de grande escala. A experiência de Cimadon na pasta, agora em uma posição de apoio, pode ser um trunfo valioso para a nova secretária.

    A expectativa em torno de Luciane Ceretta é alta, e seu currículo inspira confiança. No entanto, é fundamental manter os pés no chão. A Educação não se resolve apenas com boas intenções e conhecimento técnico. Envolve negociações com sindicatos, o orçamento apertado, a infraestrutura das escolas, a valorização dos professores e a adaptação a um cenário de constantes mudanças tecnológicas e sociais.

    A nomeação de Ceretta é, sem dúvida, uma aposta do governador em um perfil técnico e qualificado. Resta saber se sua vasta experiência acadêmica será suficiente para navegar pelas turbulentas águas da política estadual e, mais importante, para entregar os resultados que a educação de Santa Catarina tanto anseia.

    Liderança feminina

    Lideranca feminina
    Liderança Feminina – Foto: Richard Casas/GVG

    A vice-governadora Marilisa Boehm é uma das participantes do Fórum Políticas Públicas e Negócios Sustentáveis, na próxima quarta-feira, 21, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Florianópolis. Ela fará parte da mesa redonda “Política Pública – A valorização da liderança feminina”, junto com as desembargadoras Hildemar Meneguzzi de Carvalho e Maria do Rocio Luz Santa Ritta, além da presidente da Associação Catarinense de Letras Jurídicas, Elizete Lanzoni Alves, e a vice-reitora da Udesc, Clerilei Aparecida Bier.

    Gratuito e aberto ao público, o evento debaterá também os sistemas eleitorais do Brasil e dos EUA, sustentabilidade e inovação tecnológica. A realização do fórum é uma parceria do Tribunal de Justiça, TCE, Udesc, Ifsc, Universidade do Missouri e Newman Educational.

    LIDE Tendências SC

    Na próxima quarta-feira, 21 de maio, Florianópolis será palco da nova edição do LIDE Tendências Santa Catarina, com o tema “Desenvolvimento Econômico Sustentável: Oportunidades e Desafios para a Região Sul e o Futuro do Brasil”. O evento acontece no Rooftop Floripa Square, a partir das 18h30, e contará com a presença de importantes lideranças políticas, empresariais e institucionais. Entre as presenças confirmadas estão o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), deputado Júlio Garcia. Eles se juntarão a empresários e especialistas que têm papel decisivo na construção de estratégias econômicas e sociais para a região.

    Malha Viária

    A estadualização de vias municipais no Oeste catarinense será pauta para uma Audiência Pública promovido pelo parlamento essa semana. O encontro acontece no município de União do Oeste, no Oeste catarinense, na quinta-feira (22).  Em pauta, a discussão a respeito da estadualização das vias municipais que interligam os municípios de Pinhalzinho, União do Oeste, Jardinópolis e Quilombo. O encontro é proposto pela Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, por iniciativa do deputado Altair Silva (PP), e acontece no auditório da Escola de Educação Básica São Luís, a partir das 14h.

    Dia Mundial da Metrologia

    O dia Mundial da Metrologia, 20 de maio, foi comemorado pela a Fundação Certi, ligada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a inciativa World Metrology Day – um evento gratuito na UFSC, que abordou a metrologia na era digital. O Dia Mundial da Metrologia 2025 contou com palestras sob o tema central “Metrologia para a Transformação Digital”. O primeiro painel falou sobre “Desafios da metrologia e oportunidades na era digital’, tendo como palestrantes os professores Carlos Alberto Schneider, André Souza (IFSC), Armando Albertazzi (UFSC), Gustavo Donatelli (Certi) e Hercílio de Oliveira Bez (Imetro-SC).

    Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_21.05.2025

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades