O Governo do Município de Porto Belo e a artesã, designer de bonecas, Sônia Vieira receberam no último sábado (28) dois dos Troféus Açoraneidade 2023, que tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas, em prol da cultura de base açoriana do Estado de Santa Catarina. A premiação, entregue em uma cerimônia realizada no Município de Araquari, é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
O Governo Municipal, na oportunidade representado pelo vice-prefeito Ailto Neckel e a presidente da Fundação da Cultura Cristiani de Jesus recebeu o troféu Ilha do Faial, e a artesã Sônia Vieira recebeu o troféu Ilha do Corvo.
Em discurso, o vice-prefeito Ailto falou sobre a importância do incentivo à cultura. “A cultura é sobretudo uma forma de resgatar e manter viva a história de um lugar. Através do trabalho realizado pela Fundação da Cultura em Porto Belo, a essência que veio com os nossos colonizadores lá dos Açores tem sido mantida de geração a geração. Ficamos felizes com este troféu, que é uma forma de incentivo às pessoas que fazem cultura para que continuem acreditando que é possível fazer sempre mais” – explica.
A artesã e designer de bonecas Sônia Vieira fala sobre a valorização do artesanato local. “Houve um progresso em relação à forma de fazer os artesanatos nos últimos anos, quando iniciamos junto à Fundação da Cultura. Nós tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura açoriana através da presidente da Fundação, Cristiane e assim, colocar esta marca em nossas peças artesanais. O artesanato de Porto Belo progrediu muito e este reconhecimento não é só meu, mas de todos os nossos artesãos” – destaca Sônia.
O Município de Porto Belo investe, anualmente, mais de R$1 milhão em cultura, desde oficinas culturais gratuitas para a comunidade, como a oficina de dança açoriana, até eventos para a comunidade. A Fundação da Cultura também é responsável pela Associação de Artesãos, acompanhando, compartilhando conhecimento e incentivando a valorização da cultura açoriana, também através do artesanato. Os nomes destes troféus fazem menção às nove ilhas do Arquipélago Açoriano.