16.1 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioCidadesPorto BeloPorto Belo utiliza cães para aprimorar processo terapêutico em pacientes autistas

    Porto Belo utiliza cães para aprimorar processo terapêutico em pacientes autistas

    Em:

    Em Destaque

    Para complementar seus programas terapêuticos estabelecidos em planejamento individual, o Governo de Porto Belo através da Secretaria de Saúde e o Centro de Integração e Apoio ao Paciente Autista (CIAPA) em parceria com o Corpo de Bombeiros deu início ao projeto Aumigos, que utiliza Terapia Assistida por Cães (TAC), também conhecida como Cinoterapia com os pacientes.  Esta abordagem terapêutica incorpora cães especialmente treinados em conjunto com terapeutas e tutores para facilitar o vínculo emocional e tornar as sessões terapêuticas mais confortáveis e divertidas para as crianças atendidas.

    Esta é uma parceria entre o CIAPA e o Corpo de Bombeiros Militar de Porto Belo (CBMPB), através do Sargento Verozone e seu cão Hero, de nove anos, que foi adotado aos 45 dias de idade, inicialmente para atuar em buscas de pessoas e corpos juntos ao CBMPB. Atualmente, aposentado da função, trabalha como cão terapeuta em hospitais, lares de idosos e outros serviços junto do seu tutor.

    As interações entre os pacientes e os cães terapeutas promovem melhorias significativas nas funções físicas, sensoriais, emocionais, cognitivas e comportamentais. Para autistas, que frequentemente enfrentam dificuldades na interação social, a presença do cão de terapia facilita o estabelecimento de relações interpessoais por meio do contato físico seguro.

    Com base em evidências científicas dos benefícios da prática, considera-se que a TAC possa auxiliar no desenvolvimento das habilidades globais das pessoas atendidas pelo CIAPA, oferecendo apoio emocional, aumentando a autoconfiança, motivando os pacientes e ajudando a reduzir os níveis de ansiedade.

    Cidades