24.5 C
Itapema
segunda-feira, julho 22, 2024
mais
    InícioUncategorizedSemana começa com instabilidade no tempo

    Semana começa com instabilidade no tempo

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Hélio Dagnoni, Presidente da Fecomércio

    “Nossa intenção não é aumentar os impostos, é só...

    Itapema vai participar da fase estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

    Nos próximos dias Itapema estará presente na fase Estadual...
    Semana começa com instabilidade no tempo

    segunda-feira (25), já inicia com a presença de nevoeiros por SC e com condição para chuva entre o Planalto e o Litoral Sul, que pode ocorrer de maneira intensa em curto período de tempo. Ao longo da tarde, as instabilidades avançam para o restante do estado, provocando pancadas de chuva e  temporais isolados, principalmente entre o Oeste e os planaltos, onde as temperaturas seguem bem altas. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. 

    Os ventos sopram de direção sul/sudeste nas áreas costeiras, de quadrante leste dos planaltos ao Litoral e de quadrante norte/noroeste no Grande Oeste, com rajadas moderadas de até 50 km/h do Grande Oeste aos planaltos durante o dia.

    As mínimas variam entre 14 e 19°C do Meio-Oeste ao Litoral e oscilam entre 19 e 26°C no Oeste e Extremo Oeste. As máximas variam entre de 30 e 39°C no Grande Oeste e no Planalto Norte e marcam 18 e 29°C nas demais áreas.

    mar fica pouco agitado, com ondas de sul/sudeste com alturas entre 1,5 e 2,0m no Litoral Sul, entre 1,0 e 1,5m na Grd. Florianópolis e mar calmo com ondas entre 0,5 e 1,0m no Litoral Norte.

    mapprev1

    TERÇA-FEIRA (26)

    terça-feira (26) inicia novamente com formação de nevoeiros pelo estado e com ocorrência de chuva, que em alguns momentos vem com bastante intensidade em curto período de tempo dos planaltos ao Litoral. O aprofundamento de uma baixa pressão atmosférica e o avanço de uma frente fria entre a noite da terça-feira (26) e a madrugada da quarta-feira (27) favorecem a intensificação das instabilidades do Meio-Oeste ao litoral. No Grande Oeste catarinense, são esperados temporais mais localizados, enquanto nas áreas da metade leste as chuvas podem ser mais intensas, principalmente próximo à divisa com o RS. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. Os ventos sopram de quadrante norte/noroeste no Grande Oeste e de quadrante leste/nordeste dos planaltos ao litoral, com intensidade baixa a moderada entre a madrugada e a manhã, que passa a soprar com intensidade moderada a forte, com rajadas entre 40 e 70 km/h, pontualmente podendo passar estes valores ao longo da tarde no Grande Oeste, planaltos, no Litoral Sul e na Grd. Florianópolis, perdendo intensidade no Grande Oeste e nos planaltos à noite e intensificando nas áreas costeiras. O risco relacionado aos ventos é moderado a pontualmente alto. As mínimas variam entre 19 e 28°C no Oeste  e Extremo Oeste, marcando entre 14 e 21°C nas outras áreas. As máximas variam entre 29 e 41°C no Grande Oeste e no Planalto Norte e marcam entre 17 e 30°C no restante do estado. O mar fica pouco agitado, com ondas entre 1,5 e 2,0m,com picos de 2,5m da Grd. Florianópolis ao Litoral Sul e com ondas entre 1,0 e 1,5m e picos de 2,0m no Litoral Norte.

    mapprev2

    QUARTA-FEIRA (27)

    Com a aproximação e passagem da frente fria combinada à influência da baixa pressão aprofundada que se estabelece no mar, entre o Litoral do RS e de SC, a quarta-feira (27), inicia com tempo instável e ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, queda de granizo e de chuva pontualmente intensa em curtos períodos de tempo, pelas áreas de divisa com o RS, que avançam para o restante do estado ao longo da manhã e da tarde. No período da noite as instabilidades se afastam para o oceano e perdem força até as chuvas cessarem. O risco relacionado às chuvas é moderado. Os ventos viram de quadrante sul em todo o estado durante a madrugada e sopram com rajadas de intensidade moderada no interior do estado e de intensidade moderada a forte, com velocidade de até 80 km/h, podendo ultrapassar estes valores nas áreas costeiras ao longo do período. O risco relacionado às rajadas de vento é moderado a alto. As temperaturas mínimas ficam entre 18 e 21°C na costa catarinense entre a Grd. Florianópolis e o Litoral Norte e marcam entre 14 e 19°C no restante do estado. As máximas marcam entre 15 e 19°C do Grande Oeste ao Planalto Sul e variam entre 20 e 31°C nas demais áreas. O mar fica muito agitado, com ondulações de sudeste/sul, com alturas entre 2,5 e 3,0m com picos de até 4,0m em alto mar do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e mar agitado, com ondas de alturas entre 2,0 e 2,5m com picos de até 3m no Litoral Norte, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca.

    mapprev3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na quinta-feira (28) os ventos seguem soprando nas áreas costeiras de direção sul com intensidade moderada a forte entre a madrugada e a manhã, mas conforme a tarde se aproxima e a áreas de baixa pressão aprofundada se afasta em direção ao alto mar, as rajadas de vento perdem força e passam a soprar de leste em todas as regiões com intensidade fraca a moderada. Ainda, há chance de chuva fraca na faixa litorânea nos extremos do dia e entre a tarde e a noite há novamente condições para pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado. A sexta-feira (29) segue com tempo instável e ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados ao longo de todo o período.

    rodape 1024x195 2

    Elaborado em: 25/09/2023 às 05:00 – N° 268/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades