Atrativo já recebeu mais de 1 milhão de visitantes desde 2020 e registra aumento de 19,5% em 2025

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setur) divulgou os dados atualizados de visitação do Parque Natural Municipal Morro do Macaco, que se consolida como um dos principais atrativos turísticos de Santa Catarina. Desde a inauguração do pórtico de acesso, em 2020, o parque já recebeu 1.073.454 visitantes, mantendo uma média diária de 546 usuários atendidos.
Os números são registrados pela equipe técnica que atua no Pórtico de Entrada, responsável pelo monitoramento diário do fluxo de visitantes, recepção ao público e orientações sobre as trilhas. O levantamento aponta que 2025 foi um ano de crescimento expressivo, com 228.181 visitantes, representando um aumento de 19,5% em relação aos 190.843 usuários registrados em 2024.
O Morro do Macaco atrai visitantes de diversas partes do mundo. Em 2025, a trilha recebeu turistas de 30 países, além do Brasil. Entre os principais emissores internacionais estão Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Estados Unidos e Alemanha. No cenário nacional, o parque foi visitado por turistas de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, com destaque para Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
A pesquisa de perfil do público revela que 57% dos visitantes são turistas hospedados em Bombinhas, 33% visitantes de um dia e 10% moradores do município. Entre os turistas, 50,56% optam por hotéis ou pousadas, enquanto 38,66% escolhem imóveis alugados, com permanência média de cinco noites na cidade. Para 59% dos trilheiros, esta foi a primeira experiência no Morro do Macaco.
O índice de satisfação reforça a qualidade da experiência oferecida. A trilha recebeu nota média de 4,72, em uma escala de 1 a 5, com destaque para a paisagem (4,9) e o atendimento (4,89). A internet se mantém como o principal canal de divulgação da atração, responsável por 44% das descobertas. A pesquisa completa está disponível em: https://bit.ly/morrodomacaco2025
Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Boaventura, os dados são fundamentais para o planejamento das ações do município.
“Ter esses dados nos permite planejar melhor as ações de infraestrutura e promoção do destino. São informações fundamentais para continuarmos oferecendo uma experiência de qualidade, sempre aliando conservação ambiental ao desenvolvimento turístico sustentável”, destacou.
O Pórtico de Entrada do Morro do Macaco está localizado na Rua Jequitibá, nº 48, em Canto Grande, e funciona diariamente das 7h às 19h durante a temporada de verão e até às 18h nos demais meses do ano. O local também é ponto de acesso à Trilha da Tainha. Todas as informações sobre o parque, orientações de segurança e regras de visitação estão disponíveis no site oficial do turismo: https://turismo.bombinhas.sc.gov.br/parque-morro-do-macaco/
.










