A Guarda Municipal de Itapema tem um novo subcomandante. O agente Marcelo da Silva foi oficialmente apresentado nesta semana pelo prefeito Alexandre Xepa e pelo secretário de Segurança Pública, Juarez Ferreira. Com experiência na Polícia Militar, o novo integrante do comando da corporação assume com a missão de reforçar o patrulhamento preventivo em locais estratégicos da cidade, como escolas, praças e a orla.
Marcelo concluiu o curso de formação de soldado em 2017 e possui formação complementar em Rádio Patrulhamento, Intervenção Tática, Gerenciamento de Crises e Conflitos. Atuou no Grupo de Patrulhamento Tático e Inteligência a partir de 2018, com participação em grandes operações contra o crime organizado na região. É pós-graduado em Gestão de Segurança Pública e atualmente cursa especialização em Inteligência Policial.
A nomeação faz parte das estratégias adotadas pela gestão municipal para fortalecer a presença das forças de segurança e combater o uso de drogas e comportamentos de risco em espaços públicos.
“As pessoas querem paz para andar na orla, querem tranquilidade nas praças e segurança nas escolas dos filhos. A gente não vai tolerar desordem em Itapema. O novo subcomandante chega com esse compromisso, e vamos intensificar o patrulhamento todos os dias, em todos os bairros”, afirmou o prefeito Alexandre Xepa.
As ações previstas incluem operações conjuntas com a Polícia Militar, em uma atuação integrada e constante nas áreas com maior incidência de denúncias e vulnerabilidade. O plano também prevê patrulhamento de proximidade, presença em horários de pico e monitoramento preventivo nas unidades escolares.
“A segurança se faz com presença, inteligência e planejamento. O Marcelo tem um histórico de comprometimento com a ordem pública e vem agregar ainda mais nesse trabalho que estamos fazendo para proteger a cidade de forma preventiva, com foco nas famílias e nas nossas crianças”, destacou o secretário de Segurança Pública, Juarez Ferreira (Cabo Ferreira).