Mobilização fez parte do World Cleanup Day e reforça a importância da conscientização ambiental
A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) realizou neste sábado (13) um grande mutirão de limpeza na Praia Central, em celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Praia (World Cleanup Day). A ação reuniu dezenas de voluntários e resultou na coleta de 50 quilos de resíduos, entre microplásticos, bitucas de cigarro e outros materiais descartados de forma incorreta.
Com apoio do Sicredi Litoral e da Ambiental Limpeza Urbana, os participantes percorreram trechos da faixa de areia recolhendo o lixo encontrado.
A iniciativa também contou com a participação do projeto Escola Sem Muros, da educadora Mônica Turato com os Robôs Adoráveis, do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (DABA) e do Grupo de Operações de Resgate (GOR), que se uniram para reforçar a importância da preservação ambiental e do engajamento coletivo.
Para o biólogo da FAACI, Rodrigo Bicudo, a ação reforça um compromisso global e também local com a sustentabilidade. “Estamos falando da maior ação de voluntariado do planeta, realizada em mais de 150 países, e que já se consolidou em Itapema há seis anos. Mais do que recolher o lixo, essa experiência faz com que cada participante perceba os impactos de um descarte incorreto e mude sua relação com o meio ambiente. É uma forma de transformar hábitos e engajar mais pessoas nessa causa coletiva”, destacou.
A FAACI segue promovendo programas de educação ambiental, campanhas de preservação da biodiversidade e ações contínuas ao longo do ano, fortalecendo a cultura da sustentabilidade no município.