Unidade já acolheu 155 pacientes e soma 448 atendimentos
Inaugurado no final de agosto, o Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAP-TEA) já mostrou seu impacto na rede de Saúde de Itapema. Nos primeiros 10 dias de atendimento, a equipe acolheu 155 pacientes em primeira consulta, que juntos somaram 448 atendimentos realizados por diferentes profissionais da unidade.
Ao todo, foram ofertadas 211 vagas de primeira consulta nesse período, com 56 faltas registradas — um dado que reforça a importância da presença nas agendas confirmadas. “Cada vaga não utilizada representa uma oportunidade perdida para outra família. Estamos nos esforçando ao máximo para ampliar a rede e dar celeridade ao processo, mas precisamos da colaboração de todos”, destacou o secretário de Saúde, Fabrício Lazzari (Fafá).
O coordenador do CAP-TEA, Rafael Fontenelle, também comemorou os primeiros resultados. “Esses números comprovam a importância do Centro para a cidade de Itapema. Estamos estruturando fluxos, acompanhamentos e terapias com foco em qualidade e acolhimento, para que cada família encontre aqui o suporte que precisa.”
O CAP-TEA oferece atendimento gratuito para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista, com equipe formada por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, médicos psiquiatras, fisioterapeutas, profissional de educação física, médico generalista, neuropsicologos, neuropedagogo, nutricionista e assistente social, em um espaço projetado para acolhimento humanizado e terapias especializadas.
A unidade está localizada na Rua 708-A, no Bairro Casa Branca, e o acesso é feito por encaminhamento das unidades básicas de saúde do município.