17.2 C
Itapema
domingo, julho 14, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaFrente fria se afasta de SC nesta quinta-feira(05)

    Frente fria se afasta de SC nesta quinta-feira(05)

    Em:

    Em Destaque

    5 de outubro de 2023

    Frente fria se afasta de SC nesta quinta-feira(05)

    Na quinta-feira (05), com o afastamento da frente fria e a entrada de uma área de alta pressão na sua retaguarda, a condição de tempo muda e a chuva dá uma trégua em grande parte do estado.

    Nas regiões do Grande Oeste ao Planalto Sul o dia será com sol e variação de nuvens enquanto que nas demais áreas haverá maior cobertura de nuvens e há chance de chuva fraca que pode vir na forma de pancadas mais intensas por alguns momentos principalmente entre a tarde e à noite, devido a circulação marítima. O risco relacionado às chuvas é baixo, porém o risco relacionado aos deslizamentos segue moderado a alto devido ao solo encharcado. 

    Os ventos sopram de quadrante sul ao longo do dia, com intensidade e rajadas moderadas na costa de SC, virando de quadrante leste/nordeste ao longo da noite. O risco relacionado ao vento e rajadas é baixo. 

    As temperaturas mínimas variam entre 7 e 14°C no Planalto Sul, oscilam entre 12 e 18°C pelo estado. As máximas marcam entre 19 e 26°C no Grande Oeste, enos planalto e no Alto Vale do Itajaí e variam entre 16 e 21°C nas demais áreas. O mar fica pouco agitado, com ondulações de sudeste e alturas entre 1,5 e 2,0m, com picos de 2,5m em toda a costa catarinense.

    mappppa1

    SEXTA-FEIRA (06)

    sexta-feira (06), as instabilidades voltam a influenciar o tempo no estado, a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica juntamente com a presença de sistemas de baixa pressão e diversos níveis da atmosfera, favorecem o retorno dos temporais com chuva pontualmente intensa e volumosa acompanhada de trovoadas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos. As chuvas iniciam pelas áreas do norte do estado ainda durante a madrugada e avançam em direção às demais regiões entre a manhã e tarde. Os ventos sopram com fraca intensidade de quadrante norte, com rajadas moderadas pelo estado, principalmente no Grande Oeste, onde sopram com velocidades entre 40 a 70 km/h, podendo ultrapassar esses valores, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos. As mínimas oscilam entre 15°C e 22°C no Grande Oeste e áreas costeiras e variam entre 9 e 15°C nas demais regiões. As Máximas variam entre 19 e 32°C no Grande Oeste, Planaltos e no Alto Vale do Itajaí e marcam entre 16 e 20°C no restante do estado.

    mappppa2

    SÁBADO (07)

    No sábado (07), além das instabilidades e do fluxo de calor e umidade da Amazônia direcionado ao estado, que já influenciam o tempo desde a sexta-feira, uma frente fria com características estacionárias posicionada sobre SC passa atuar também, contribuindo para a intensificação das chuvas e dos temporais em todas as regiões, com acumulados pluviométricos elevados, acompanhados de muitas descargas elétricas e episódios pontuais de vento forte e eventual queda de granizo. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas aos temporais e às chuvas fortes, incluindo alagamentos e enxurradas. os ventos sopram de quadrante norte/noroeste do Grande Oeste aos planaltos e de norte/nordeste nas áreas costeiras e proximidades, virando de quadrante sul ao longo da tarde em todas as regiões, com rajadas moderadas de quadrante norte no Grande Oeste e Planaltos ao longo do dia e de direção sul nas costa entre a tarde e a noite, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos. As temperaturas mínimas variam entre 11 e 17°C no planalto Sul e marcam entre 16 e 21°C nas outras regiões. As máximas oscilam entre 19 e 21°C no Planalto Sul e no Litoral Sul e variam entre 20 e 26°C  pelo estado.

    mappppa3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No domingo (08), O tempo ainda se mantém instável e com a ocorrência de chuvas fortes e temporais pelo estado, devido a atuação da frente fria que começa a se afastar de SC lentamente entre a noite do domingo e a madrugada da segunda. O risco continua sendo alto a muito alto para ocorrências associadas às chuvas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. A partir da manhã da segunda-feira (09) as instabilidades já se encontram afastadas do estado e o tempo volta a estabilizar, ficando com variação de nuvens no Grande Oeste e nublado no Centro e Leste do estado e com chance de chuva fraca e isolada nos extremos do dia devido a circulação marítima. Segue o risco para deslizamentos de moderado a alto devido ao encharcamento do solo.

    Elaborado em: 05/10/2023 às 05:00 – N° 278/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades