14.7 C
Itapema
domingo, julho 14, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 01/11: Missões empresariais estimulam a economia

    Pelo Estado 01/11: Missões empresariais estimulam a economia

    Em:

    Em Destaque

    A primeira missão empresarial do projeto SC-Export, parceria entre o Governo do Estado e a Univali, que acompanhou 25 micro e pequenas empresas em uma rodada de negócios no Chile na última semana, e que foi liderada pela vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, obteve bons resultados. Dezoito empreendedores encaminharam US$ 1,45 milhão em exportações para os próximos 12 meses e três deles já consolidaram US$ 17,1 mil em vendas.

    E a missão continua esta semana. Na terça, 31, o Secretário de Articulação Nacional, Juliano Froehner, estará à frente de uma nova viagem, desta vez, para o Paraguai. A programação da missão prevê visitas ao Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, Instituto Nacional de Tecnologia, Normalização e Metrologia, Ministério da Indústria e Comércio, além de reuniões técnicas e encontros com possíveis compradores paraguaios.

    Para a vice-governadora Marilisa, apresentar produtos catarinenses diretamente para compradores chilenos com estes resultados consolidados comprova que a iniciativa foi vitoriosa. Em Santiago, Marilisa também manteve reuniões com representantes do Governo Regional Metropolitano de Santiago, com Felipe Vásquez Iturra, gerente de Turismo, e com a subsecretária da Mulher, Luz Vidal, além do embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco.

    É indiscutível que tais iniciativas do Governo do Estado abrem portas para grandes empresas e incentivam os empreendedores do Estado, estimulando a produção local, fazendo crescer a economia local. Mais um ponto para a equipe de Jorginho Mello (PL), que vem se destacando no comando do Estado.

    Facisc tem nova diretoria

    elson otto 1536x891 1
    Foto: Facisc/Divulgação

    O empresário Elson Otto foi eleito esta semana o novo presidente da Facisc. Junto com ele, foram eleitos outros 32 empresários para compor a diretoria da entidade. Com chapa única, as eleições foram realizadas por aclamação e o processo foi conduzido pelo ex-presidente e membro do Conselho Superior, Alaor Tissot e pela comissão eleitoral. No evento também foram apresentados os vice-presidentes regionais da FACISC que estão sendo eleitos nas 12 regionais da Federação.

    Rita Conti, que foi eleita como 1ª vice-presidente, também foi a primeira presidente mulher da Associação Empresarial de Brusque. Duas mulheres assumem vice-presidências regionais, Vanessa Bertol, de Iporã do Oeste no Extremo Oeste e Thayni Librelato, de Orleans no Extremo Sul.

    Tentativa de golpe

    A população catarinense deve ficar atenta. Golpistas estão telefonando para pessoas de diversas cidades, se passando por Tabelionatos de Protesto de Santa Catarina. Através de um interlocutor que se identifica como Bruno, eles telefonam informando que a pessoa possui protestos ativos e solicitam que liguem para o número (47) 3515-6224. A pessoa é então atendida como se fosse por um funcionário do cartório e colocada em contato com o suposto credor, para negociar a dívida. Para evitar golpes, é possível checar gratuitamente a existência de protestos no site www.pesquisaprotesto.com.br.

    Casan e Alesc

    Na terça-feira, 31, a Comissão Mista criada para apurar o rompimento do reservatório de água da Casan, no Monte Cristo, em Florianópolis, realizou as primeiras oitivas. Para iniciar os trabalhos foram convidados o diretor-presidente da Casan, Edson Moritz Martins da Silva, e um líder comunitário do Monte Cristo. O encontro serviu para cobrar esclarecimentos sobre o desastre do dia 6 de setembro. Ainda estão previstas oitivas nas próximas semanas. No próximo dia 7 serão convidados a participar três profissionais da Construtora Gomes & Gomes Ltda., responsável pela obra do reservatório, e o engenheiro civil e responsável pela elaboração do projeto estrutural do reservatório R4, no Monte Cristo, pela empresa TOPOSOLO Arquitetura, Engenharia e Topografia.

    Empregos em Santa Catarina

    Entre janeiro e setembro de 2023, foram criadas 82.591 vagas com carteira assinada em Santa Catarina, o quinto lugar em geração de empregos no Brasil. Apenas em setembro, Santa Catarina gerou 12 mil vagas, o melhor resultado do Sul do Brasil. Os dados foram divulgados pelo Governo Federal, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor de serviços foi o que liderou a criação de vagas em 2023, um saldo de 45.912. Em seguida aparecem os setores da indústria (18.497) e da construção (12.484). Em setembro de 2023, os serviços também criaram mais empregos, foram 7.127.

    Vereadores mirins

    Cerca de mil vereadores e vereadoras mirins de 57 municípios catarinenses avalizaram a carta aberta encaminhada para o presidente do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB), solicitando a adoção de políticas públicas que abordem de forma eficaz a prevenção da dependência tecnológica entre as crianças e os jovens catarinenses. Essa iniciativa foi a principal deliberação do 12ª edição do Encontro Estadual de Vereadores Mirins, que aconteceu durante a terça-feira ( 31), no Centrosul, em Florianópolis.

    > Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_01.11.2023

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades