14.7 C
Itapema
sexta-feira, julho 12, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 09/07: Pré-candidatos do PSD na cola de Bolsonaro

    Pelo Estado 09/07: Pré-candidatos do PSD na cola de Bolsonaro

    Em:

    Em Destaque

    A certeza de uma eleição bem sucedida após uma foto com o cabo eleitoral de luxo do PL, Jair Bolsonaro, levou boa parte dos pré-candidatos a Balneário Camboriú, no último final de semana, durante a Conferência de Ações Políticas Conservadoras (CPAC). Todos queriam, de alguma forma, atrelar sua imagem à do ex-presidente e ganhar engajamento na onda bolsonarista que está cada vez mais forte no Estado. E isto incluiu os pessedistas Orvino Coelho, prefeito de São José, e Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma que está tentando “emplacar” seu candidato, Vagner Espíndola, além de Leonel e Juliana Pavan, que concorrem às prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú, e que foram até o município, mas ficaram sem a desejada foto para as redes sociais e correndo o risco de manchar suas imagens dentro do próprio partido.

    Aliás, só o bem apadrinhados conseguiram ficar ao lado de Bolsonaro, como Ricardo Guidi, que concorre à prefeitura de Criciúma e é o “candidato” de Jorginho Mello, e Peter Grando, o indicado do atual prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, para ser seu sucessor.

    Guidi, inclusive, aproveitou a oportunidade para aparecer também ao lado de Javier Milei, presidente da Argentina e a personalidade mais aguardada do evento.

    Aproveitando a passagem por Santa Catarina, Milei participou ainda de uma reunião com o governador catarinense e uma comitiva de empresários para falar sobre investimentos argentinos no nosso Estado.

    Novo governador

    WhatsApp Image 2024 07 08 at 15.08.28
    Jorginho e Nadal – Fotoleg: Roberto Zacarias /Secom

    Durante toda esta semana, Santa Catarina tem um novo governador, o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), que foi “empossado” no último domingo pelo governador Jorginho Mello (PL). Nadal assume a caneta enquanto Jorginho estiver liderando uma comitiva em busca de oportunidades de negócios e cooperação entre Santa Catarina e Portugal. A vice-governadora, Marilisa Boehm, também estará fora, cumprindo missão internacional no Uruguai, tratando de investimentos na área da educação.

    Esta é a segunda vez que Nadal fica no lugar de Jorginho e, desta vez, em sua agenda estão previstas reuniões com os prefeitos, presidentes de cooperativas e de federações de classe, uma ida a Brasília e visitas a diversas cidades catarinenses para cumprimento de ações de governo.

    Hospitais de Custódia

    O fechamento do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), o único do Estado e que está localizado em Florianópolis, será tema de debate na Alesc nesta terça-feira, 9, durante uma reunião conjunta das comissões de Saúde, Segurança Pública e Direitos Humanos para tratar da situação. A Resolução nº 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determina que todos os Hospitais Psiquiátricos de Custódia do país, que abrigam pessoas com doenças mentais graves que praticaram crimes, sejam fechados até o dia 28 de agosto e que os internos sejam liberados para receber atendimento domiciliar, na rede hospitalar e nos centros de atenção psicossocial (CAPs).

    Podemos

    No último final de semana, o Podemos de Santa Catarina realizou o treinamento Oficina da Vitória, em Florianópolis, com a presença de duas mil pessoas, entre pré-candidatos e lideranças partidárias, entre elas, os dirigentes nacionais do partido, como a presidente Renata Abreu e Vanderlei Luxemburgo, que foram recepcionados pela presidente estadual do partido, a deputada Paulinha, e pelo deputado Lucas Neves.

    Autoridades estaduais também estiveram no local, como o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o presidente do PSD de Santa Catarina, Eron Giordani, e o prefeito de Bombinhas, Paulinho. Além do prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva, de vice-prefeitos, de vereadores e lideranças do Podemos no estado.

    BR 101

    O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, afirmou que a Federação encomendou um estudo técnico para estimar a progressão do tráfego e quais as obras e investimentos necessários para atender o crescimento da demanda ao longo das próximas décadas na BR 101, considerando que a extensão do prazo concessão iria até 2048. O presidente da entidade participou de uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense em Joinville para debater a proposta de renovação do contrato de concessão do trecho norte da BR 101 do Ministério dos Transportes, com aval do Tribunal de Contas da União.

    Premiação

    Nesta quinta-feira, 11 de julho, às 19h, será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade de Vendas 2024, da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB/SC). O evento será realizado no Ocean Place, em Balneário Camboriú. O homenageado deste ano é Francisco Graciola, empreendedor e fundador da FG Empreendimentos, conhecida como uma das mais renomadas construtoras do país, e tem entre seus empreendimentos o residencial mais alto da América Latina, o One Tower, além de já ter entregue 63 empreendimentos, totalizando mais de 5,3 mil unidades residenciais. Atualmente, trabalha no lançamento do residencial mais alto do mundo, que supera os 500 metros de altura.

    Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_09.07.2024

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades