16.6 C
Itapema
segunda-feira, julho 15, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 15/03: TCE cobra edital para concessão de ferry boat

    Pelo Estado 15/03: TCE cobra edital para concessão de ferry boat

    Em:

    Em Destaque

    O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) aprovou a decisão que determina a publicação de Edital de Concorrência Pública ou de Parceria Público-Privada para concessão do Transporte Aquaviário de Passageiros “Ferry Boat” entre Navegantes e Itajaí. Com base no voto do relator, conselheiro Luiz Eduardo Cherem, foi concedido um prazo de 24 meses para que as Secretarias de Estado da Fazenda (SEF) e de Infraestrutura (SIE) comprovem a adoção da providência. Em caso de descumprimento, poderá ser aplicada multa diária no valor de R$ 20 mil aos secretários.

    Desde 1967, o transporte de cargas e veículos do ferry boat é feito sem licitação, por meio de delegação e sem qualquer instrumento contratual válido. Em dezembro do ano passado, a Alesc aprovou uma lei que prevê a possibilidade de pagar a tarifa de ferry boat em Santa Catarina por pix, modalidade que até então não estava prevista na travessia entre Navegantes e Itajaí. Contudo, após a sanção da lei pelo governador, o que aconteceu em janeiro de 2024, a empresa emitiu uma nota alegando que não tinha obrigatoriedade no cumprimento, já que não tem uma concessão definitiva.

    Até lá, a SEI precisará celebrar, no prazo de 30 dias, um contrato emergencial com a atual empresa que realiza o transporte, a NGI Sul, fazendo cumprir uma série de cláusulas que venham a assegurar a melhoria e segurança dos passageiros. Entre elas estão oferecer formas alternativas de pagamento das tarifas como pix, cartão de débito e cartão de crédito, além de outras formas previstas na legislação estadual, manter assentos suficientes, cobertura contra chuva e garantir as gratuidades previstas em lei.

    Enfim, o serviço que há anos seguia sem qualquer tipo de regularização, terá, finalmente, normas a cumprir. Com isso, quem ganha é a população.

    Marisa Schvabe volta à presidência do CRC

    WhatsApp Image 2024 03 14 at 16.23.49
    Foto: CRC/Divulgação

    Nos 78 anos de história do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), a entidade reconduziu, pela primeira vez, uma mulher à presidência. A cerimônia de posse da contadora Marisa Luciana Schvabe de Morais reuniu, na sede da autarquia, em Florianópolis, o governador do Estado, Jorginho Mello, autoridades da esfera política e contábil, como o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas. O evento também empossou novos conselheiros e a nova diretoria eleita para o Biênio 2024/2025.

    Em seu pronunciamento, Jorginho Mello destacou a parceria da entidade com o governo para desburocratizar os sistemas do fisco estadual e melhorar o ambiente de negócios, uma bandeira da gestão dele.

    Mudança de partido

    O ex-deputado federal Hélio Costa assinou esta semana sua filiação no MDB e, ao que tudo indica, será também candidato a vereador da Capital nas eleições de outubro. A chegada dele ao partido faz parte da estratégia do Manda Brasa para voltar aos velhos tempos, com um bom número de cadeiras nas prefeituras e legislativo dos municípios. Hélio Costa, que não se reelegeu no pleito de 2022, engrossa uma corda de ex-candidatos que também estão recalculando a rota para não ficar sem uma vaga.

    Vagas abertas

    Estão abertas até 2 de abril as inscrições para 24 cursos de qualificação profissional do IFSC. Os cursos (formação inicial e continuada) são de curta duração, voltados para formação e aperfeiçoamento profissional e são todos gratuitos, com atividades ainda no primeiro semestre de 2024. Há opções de curso a distância e presenciais nas cidades de Araranguá, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Lages, Palhoça, São Carlos, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Inscrição. Não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo.

    Dengue

    A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), informou que os casos prováveis de dengue tiveram um aumento de 387,02% nestes primeiros meses de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 236 dos 295 municípios catarinenses já registraram casos da doença, chegando a 49.920 em toda Santa Catarina.

    FAHECE 30 ANOS

    A FAHECE recebeu nesta quinta-feira, 14, uma homenagem da Alesc pelo seu 30º aniversário, em reconhecimento pelos inestimáveis serviços prestados à sociedade catarinense. A menção foi proposta pelo deputado Mario Motta (PSD), que destacou, no Plenário, as contribuições da FAHECE para o tratamento do câncer, do sangue e da urgência e emergência no Estado. Diversos parlamentares também fizeram uso da palavra durante a sessão para prestar homenagens e enaltecer o trabalho prestado pela fundação.

    Fumdes

    Iniciaram nesta quinta-feira, 15, as inscrições e renovações para as bolsas de estudo do FUMDES (Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior), com base no cronograma divulgado pela Secretaria de Estado da Educação. A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) alerta as Instituições de Ensino Superior particulares e estudantes para o cumprimento dos prazos, com a finalidade de que um maior número de estudantes tenha acesso às bolsas. Lembrando que o Universidade Gratuita atende as universidades comunitárias, já o Fumdes, corresponde os cerca de 25% restante, que é algo em torno de 40 instituições de ensino superior de Santa Catarina.

    > Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_15.03.2024

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades