15 C
Itapema
domingo, julho 14, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 20/02: Jorginho irá a ato de Bolsonaro

    Pelo Estado 20/02: Jorginho irá a ato de Bolsonaro

    Em:

    Em Destaque

    Após ter divulgado que não iria ao ato convocado pelo presidente de honra do PL e ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, o governador Jorginho Mello voltou atrás e confirmou sua presença no evento. Para tanto, irá encurtar a missão que está fazendo aos Emirados Árabes em um dia.

    O ato convocado por Bolsonaro nas redes sociais, e que será realizado na Avenida Paulista, no próximo dia 25, será para ele se defender das acusações de estar planejando um possível golpe enquanto presidente do país. E para dar peso ao evento, precisa contar com seus principais apoiadores, sendo Jorginho Mello um deles. O governador de Santa Catarina já foi, inclusive, cotado para suceder Bolsonaro, que ainda estará inelegível, nas próximas eleições.

    Enquanto isso, em Dubai, a comitiva catarinense formada pelo governador, o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), os secretários de Articulação Internacional, Juliano Froehner, da Fazenda, Cleverson Siewert, o deputado Antídio Lunelli e representantes da embaixada brasileira nos Emirados Árabes, segue buscando investimentos para o Estado.

    Nesta segunda-feira, 19, durante a primeira reunião da Missão Internacional no Ministério do Comércio dos Emirados Árabes Unidos, o ministro Thani Zeyoud demonstrou interesse em investir no setor de infraestrutura de Santa Catarina. O governador aproveitou para apresentar pontos de interesse do Estado para parcerias estratégicas e colocou o governo à disposição para firmar acordos com o país árabe. As principais áreas apresentadas são investimentos nos portos de SC e, em especial, na ampliação da malha estadual de ferrovias.

    Uma comitiva dos Emirados Árabes deve vir a Santa Catarina no mês de novembro verificar as oportunidades de investimento.

    Governadora em exercício

    WhatsApp Image 2024 02 19 at 15.50.25
    Foto: Eduardo Valente

    A vice-governadora Marilisa Boehm assumiu o governo do Estado interinamente no último sábado, substituindo o governador Jorginho Mello, que cumpre missão oficial em Dubai e Abu Dhabi até dia 25 de fevereiro. No período, como governadora em exercício, além das agendas na Capital, ela estará em dois eventos no interior de Santa Catarina.

    Na manhã do próximo sábado, 24, Marilisa vai à Serra catarinense, onde participa da tradicional cerimônia de abertura da Safra Nacional da Maçã, em São Joaquim. Mais tarde, a partir das 19h30, ela estará no Oeste, para a abertura oficial da 20a ExpoFemi, a Festa Estadual do Milho, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê. E na próxima quarta-feira, 21, irá lançar dois editais de estímulo à participação feminina no empreendedorismo, na ciência, na tecnologia e na inovação. Ao total, serão destinados R$ 5 milhões para a terceira edição do programa Mulheres+Tec e para a primeira edição Mulheres+Pesquisa.

    Inteligência artificial no MPSC  

    Uma ferramenta de inteligência artificial agora faz parte da rotina do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O MS Copilot é um assistente virtual capaz de produzir textos, resumir documentos e fazer pesquisas on-line com resultados confiáveis, indicando as fontes. O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, destaca que a ferramenta de última geração vai proporcionar uma grande transformação na rotina de trabalho do MPSC, em termos de agilidade e resolutividade. “Utilizar essa ferramenta em favor da sociedade nos proporcionará ainda mais eficiência na concretização da nossa missão institucional”, afirma Trajano.

    Hospitais filantrópicos 

    As entidades hospitalares de SC já estão discutindo a renovação das concessões de incentivos de ICMS na fatura de energia para os hospitais catarinenses que atendem pelo SUS. Dirigentes da AHESC e da FEHOSC levaram o pleito ao presidente da frente parlamentar em defesa da saúde dos catarinenses na ALESC, o deputado José Milton Scheffer. O convênio que garante a isenção está perto de vencer, em abril, e por isso há a necessidade de já articular esta ação. Em encontro recente com o deputado José Milton, o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, já se mostrou favorável à prorrogação.

    Prêmio de Inovação

    A Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO) vai dar a largada para a edição 2024 do Prêmio AEMFLO de Inovação na próxima quinta-feira, 22. As novidades da segunda edição, a abertura das inscrições e o nome do palestrante destaque para a premiação serão anunciados em evento para convidados na sede da AEMFLO e CDL de São José. Empresas associadas terão a oportunidade de verem suas iniciativas inovadoras reconhecidas e destacadas na edição de 2024. Podem participar empresas de todos os tamanhos, áreas e segmentos de atuação, desde que associadas até 15 de março. As inscrições começam a partir da data do lançamento e a entrega do prêmio acontecerá no dia 18 de abril com evento para mais de mil pessoas na Arena Opus.

    Bruno Souza no PL

    Após romper de forma pouco amigável com o Novo, Bruno Souza filia-se ao PL, partido do governador Jorginho Mello. E em sua chegada ao partido foi recebido pela elite catarinense peelista, que conta com a vice-governadora Marilisa Boehm, os deputados federais Daniel Freitas, Daniela Reinehr, Jorge Goetten e Zé Trovão, o deputado Ivan Naatz e o Secretário de Segurança Sargento Lima, o secretário estadual de Agricultura, Valdir Colatto, além dos vereadores Gabrielzinho, Maryanne Mattos, Gemada e Bericó. Bruno souza chega ao partido como forte candidato à prefeitura da Capital.

    > Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_20.02.2024

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades