21.4 C
Itapema
terça-feira, outubro 15, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 20/09: Em Santa Catarina, mulheres ganham menos que os homens

    Pelo Estado 20/09: Em Santa Catarina, mulheres ganham menos que os homens

    Em:

    Em Destaque

    Basquete de Itapema se classifica para fase estadual do JASC

    A equipe de basquete de Itapema conquistou neste final...

    Santa Catarina tem 10.650 vagas abertas pelo Sine

    Entre as vagas abertas pelo Sine estão oportunidades para...

    Em Santa Catarina, as mulheres ganham 29,4% a menos do que os homens. É o que aponta o 1º Relatório de Transparência Salarial já publicado no país com recorte de gênero. O documento, apresentado esta semana pelos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e das Mulheres, contém dados extraídos das informações enviadas pelas empresas com 100 ou mais funcionários, que é o perfil exigido por lei para apresentar os dados para o Governo Federal.

    No total, 2.692 empresas catarinenses responderam ao questionário. Juntas, elas somam 915,1 mil pessoas empregadas. A diferença de remuneração entre mulheres e homens varia de acordo com o grande grupo ocupacional. No Estado, em cargos de dirigentes e gerentes, por exemplo, a diferença chega a 38,7%.

    Estes números, de certa forma, mostram o preconceito e sexismo ainda existente no Estado e no país. Ora, se agora, durante o período eleitoral, foi preciso uma campanha veicular nos principais meios de comunicação pedindo respeito às candidatas mulheres, imagina o que não se faz quando não existe uma legislação ou fiscalização por trás? Sim, porque não foi preciso pedir respeito aos candidatos homens e nem é preciso que isto aconteça no dia a dia.

    Nossa vice-governadora, Marilisa Boehm (PL), acaba de assumir o comando de Santa Catarina, e não por cota ou caridade, porque, palavras do próprio governador, ela tem total competência para isso. Poderíamos citar inúmeras outras mulheres de destaque nas mais variadas áreas de serviço, mas é mais fácil, ainda, invalidar a capacidade de uma mulher que encorajá-la e oportunizar a elas altos cargos de confiança. Esses números expressam um verdadeiro retrocesso cultural!

    Operação Caronte

    clesio salvaro diz que queria sair pela porta da frente da prefeitura de criciuma 800x420 2
    Clesio Salvaro – Foto: Reprodução

    Depois de ter sido adiado duas vezes após o pedido de vista do desembargador Antônio Zoldan, finalmente saiu a decisão sobre a soltura dos presos na Operação Caronte, há quase um mês. E o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), o ex-secretário de Assistência Social do município, Bruno Ferreira (PSD), e mais 15 pessoas investigadas permanecerão presas.

    Prêmio Top de Marketing ADVB

    Estão abertas as inscrições para o Prêmio Top de Marketing e Vendas 2024 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). Os interessados podem se inscrever para a 38ª edição do prêmio até o dia 14 de outubro.

    Neste ano, as empresas poderão se inscrever em dez categorias, são elas: Agronegócio, Comércio, Comunicação, Construção Civil, Cooperativismo, Educação Indústria, Infraestrutura/Transporte/Logística, Saúde e Tecnologia.

    Podem participar empresas atuantes em Santa Catarina, de qualquer porte, com exercício regular de suas atividades, e que comprovadamente tenham adotado as melhores práticas de marketing e vendas nos últimos 36 meses.

    Chegou a nossa vez

    Com o propósito de ampliar a representatividade feminina na política, o Podemos de Santa Catarina lançou nesta quarta-feira (18) a campanha “Chegou a nossa vez, Mais Vereadoras Eleitas”. A iniciativa busca sensibilizar a população para a importância da presença das mulheres nas Câmaras de Vereadores e prefeituras catarinenses, além de reforçar o papel crucial que elas desempenham na construção de uma sociedade mais plural e justa. A campanha destaca que 44 cidades catarinenses não têm mulheres eleitas na Câmara de Vereadores. Além disso, apenas 17,6% das cadeiras de vereador em Santa Catarina são ocupadas por mulheres, apesar de elas representarem 52% da população.

    Orla+Limpa em São José

    Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias, a empresa Quantum Engenharia promoverá a segunda edição do Orla+Limpa, na beira-mar de São José (SC). A ação será neste sábado, 21/09/2024, das 9h às 12h, tendo como local de encontro o Ecoponto. Todos são bem-vindos a participarem, sendo recomendado apenas que usem luvas, calça e calçados fechados durante toda a ação. Na edição de 2023, os voluntários recolheram 447,2 quilos de resíduos. “Com o projeto Orla+Limpa, queremos despertar a população para a responsabilidade ambiental que cada um de nós possui em relação à região em que vivemos”, destaca a engenheira ambiental e sanitarista Amanda Conrado, analista ambiental e membro do conselho ESG da empresa. “Venha fazer parte dessa corrente do bem e ajude a preservar nossos rios e praias”, convida.

    Lista definida

    O Conselho Superior do Ministério Público de Santa Catarina (CSMP) definiu em sessão a lista sêxtupla de candidatos ao cargo de Desembargador destinado ao Ministério Público.

    A lista será formada pelos seguintes membros: Procuradora de Justiça Gladys Afonso; Procurador de Justiça Cid Luiz Ribeiro Schmitz; Procurador de Justiça Carlos Henrique Fernandes; Procurador de Justiça Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin; Procuradora de Justiça Monika Pabst e Promotor de Justiça Luciano Trierweiller Naschenweng.

    A lista será enviada ao Tribunal de Justiça que selecionará três candidatos, dentre os quais o Chefe do Poder Executivo estadual fará a escolha do desembargador.

    Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_20.09.2024

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades