O Deputado Federal Valdir Cobalchini (MDB) apresentou projeto de lei para endurecer as penas aos motoristas alcoolizados envolvidos em acidentes de trânsito. O PL propõe o aumento das penas para homicídio e lesão corporal quando o condutor estiver sob influência de álcool ou outras substâncias psicoativas.
Se aprovado, a reclusão, antes de cinco a oito anos para casos de homicídio, passará a ser de cinco a 18 anos, além da suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir. Também há aumento da pena para quem ocasionar lesão corporal, devido ao uso de álcool ou drogas na direção de veículo automotor. Hoje, a pena é de detenção, de seis meses a dois anos e o projeto propõe que passe a ser de reclusão de dois a sete anos
À Coluna, o deputado explicou que “quem bebe e dirige não só desrespeita a lei, mas também demonstra um total desprezo pela segurança de todos. As consequências podem ser trágicas, afetando famílias inteiras. A vida é preciosa e não pode ser colocada em risco por atitudes irresponsáveis.”
Cobalchini, agora, vai batalhar para que o projeto avance rapidamente na Câmara e se torne lei o quanto antes.
Além da atuação em Brasília, o deputado, que também é o presidente interino do MDB em Santa Catarina, segue atuante na campanha. O partido é o que possi o maior número de candidatos no Estado para as eleições municipais de 2024. São 3.042 no total, entre aspirantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Operação Maestro
O atual prefeito de Garopaba, Junior de Abreu, foi alvo de uma operação da Polícia Civil, deflagrada nesta terça, 20, que investiga crimes contra a administração pública, a Operação Maestro, com possíveis fraudes em três procedimentos licitatórios. Em um deles, a prefeitura teria pago duas vezes pelo mesmo objeto em contratos diferentes.
Ao todo, 23 mandados de busca e apreensão, sequestro de valores e outras medidas cautelares foram cumpridos nas cidades de Imbituba, Laguna, Palhoça, Forquilhinha e Porto Alegre.
Podemos em SC
O Podemos iniciou a campanha eleitoral em Santa Catarina com 18 candidatos a prefeito, 37 candidatos a vice e 966 candidatos a vereador distribuídos em 119 municípios. Desde março, quando a deputada Paulinha assumiu o comando estadual do partido, a agremiação cresceu de 86 para 138 municípios organizados, e aumentou o número de vereadores filiados de 31 para 87. A meta do partido é expandir sua presença para os 295 municípios catarinenses, preparando candidaturas para deputado estadual e federal em todas as regiões.
Susto
O candidato a vice-prefeito de Criciúma pelo PP, o médico Irani Alberton, deu um susto em seus colegas na última segunda-feira, 19, enquanto acompanhava o candidato a prefeito, Júlio Kaminski (PP), em uma entrevista. Irani sentiu fortes dores e foi submetido, às pressas, a uma cirurgia para a retirada de um cálculo renal.
Ele passa bem e, em breve, deve retornar aos compromissos de campanha.
Pedido de impugnação
Confiante na pouca memória do povo e da justiça, Elizeu Mattos (MDB) lançou-se candidato à prefeitura de Lages mesmo tendo, em 2016, renunciado a este mesmo cargo antes do término de uma CPI que investigava um esquema de corrupção no órgão.
Por conta disto, agora, corre na Justiça Eleitoral de Santa Catarina o pedido de impugnação de sua candidatura. Pela renúncia, Elizeu ficaria inelegível pelos próximos oito anos e não poderia concorrer nestas eleições. Após o pedido da Justiça, o ex-prefeito gravou um vídeo para as redes sociais em que critica o pedido da promotoria e afirma estar tranquilo de que sua candidatura será mantida.
Mas se isto não acontecer, Carmen Zanotto (Cidadania) agradece, já que Elizeu era um de seus maiores adversários pela disputa do cargo.
Lembrando que, ainda em 2015, Elizeu já havia sido condenado há 31,7 anos de reclusão, pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa (por 22 vezes), dispensa indevida de licitação (por duas vezes) e fraude à licitação.
Audiência Pública
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promove nesta quarta-feira, 21, uma reunião ampliada para discutir os desafios relacionados à mobilidade urbana na rodovia SC-401, uma das mais importantes vias de locomoção na Ilha de Santa Catarina. Além do MPSC, o encontro contará com a participação de representantes do Legislativo, do Executivo estadual e municipal, da sociedade civil, da Fiesc e das demais entidades convidadas. Representantes dos governos estadual e municipal confirmaram presença e irão detalhar seus projetos para a via.
Reajuste
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) homologou nesta terça-feira, 20, o reajuste anual da Celesc. O efeito médio ao consumidor ficou em 3,02%, abaixo da inflação de 4,50% do período (IPCA). Para os consumidores do Grupo A, que representam as indústrias e grandes empresas com fornecimento em alta tensão, o reajuste foi ainda menor, apenas 0,75%. Para os consumidores do Grupo B, que incluem as residências, pequenos comércios e consumidores rurais conectados em baixa tensão, o reajuste foi de 4,19%, um patamar controlado e abaixo dos índices de inflação.
Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_21.08.2024
Produção e edição
Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
Contato: peloestado@gmail.com