14.1 C
Itapema
sexta-feira, julho 12, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 30/04: Greve dos professores longe do fim

    Pelo Estado 30/04: Greve dos professores longe do fim

    Em:

    Em Destaque

    Uma queda de braço longe do fim. Assim estão as discussões entre professores e governo do Estado. Neste final de semana, pela primeira vez, o governador Jorginho Mello (PL) publicou um vídeo com seu posicionamento e ameaçando descontar os dias não trabalhados dos grevistas, embora isso só possa acontecer por determinação da Justiça e não somente por sua vontade.

    O governador negou ainda a descompactação da tabela salarial, uma das principais reivindicações dos professores que pedem o reajuste de salários para diferentes níveis e tempo de exercício na profissão. De acordo com Jorginho, isto está fora de questão por promover um aumento de mais de R$4,6 bilhões na folha, violando a Lei de Responsabilidade Fiscal.

    E enquanto o governador diz que não pode ceder, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado (Sinte-SC), afirma que todas as reivindicações da classe são completamente plausíveis e possíveis de serem postas em prática.

    Em seu discurso nas redes, Jorginho prometeu viabilizar para que todos os professores tenham um horário remunerado fora da sala de aula para planejar conteúdos e provas e a realização do maior concurso da história de Santa Catarina, que irá contratar 10 mil novos. Ele também afirma que Santa Catarina paga a maior média salarial da região sul aos profissionais da educação e, desde o ano passado, vem negociando com a categoria, o que é negado pelo Sinte-SC. Assim como negam o aumento do vale alimentação em 100%.

    O Governo joga de um lado e o sindicato do outro. E no meio dessa discussão, que não deve ser encerrada tão cedo, já que o governo só voltará a negociar quando os professores voltarem às salas de aula, milhares de estudantes ficam sem aula, prejudicando o andamento do ano letivo.

    Balanço cooperativista

    Ft7uoIWXoAAOvv4
    Foto: Ocesc /Divulgação

    A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) apresentou nesta segunda-feira, 29, o balanço do setor junto às suas 249 associadas. Em 2023, o crescimento das receitas foi de 3,7%, acima da expansão do PIB (produto interno bruto) brasileiro no período (2,9%).

    Um dos dados mais relevantes do levantamento é a expansão do número de associados (cooperados) que cresceu 9,6% no ano passado com o ingresso de mais de 370 mil pessoas. No conjunto, as cooperativas reúnem, agora, 4,2 milhões de catarinenses. As que mais atraíram associados foram as cooperativas de crédito seguidas pelas de infraestrutura que atuam em distribuição de energia elétrica, as de consumo e as agropecuárias. As cooperativas do agronegócio foram, novamente, as mais expressivas na geração de empregos diretos e de receita operacional bruta, respondendo por 64% dos postos de trabalho e também por 64% das receitas globais do universo cooperativista.

    Quinta fase da Operação Mensageiro

    Na manhã desta segunda-feira, 29, teve início mais uma fase da Operação Mensageiro, que virou sinônimo de prefeitos presos. E para não fugir à regra, o prefeito de São João do Itaperiú, Clézio José Fortunato (MDB) e o seu vice, Jaime Antonio de Souza (PL) foram detidos nesta quinta fase, que cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão. A prefeitura emitiu uma nota oficial afirmando que está colaborando com todas as investigações.

    Nesta nova etapa da operação, também está envolvido o deputado estadual Emerson Stein (MDB), que é ex-prefeito de Porto Belo, e ocupa a cadeira na Alesc deixada por Jerry Comper.

    De acordo com as informações divulgadas, há a possibilidade da prática de novos crimes envolvendo, dessa vez, a prestação de serviços de abastecimento de água e de iluminação pública em dois municípios catarinenses.

    A Operação Mensageiro apura, desde 2022, um esquema de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro nos setores de coleta e destinação de lixo, de abastecimento de água e de iluminação pública em diversas regiões de Santa Catarina.

    Itapema na Alesc

    André de Oliveira será oficialmente empossado como deputado estadual, nesta terça-feira, 30, no plenário da Alesc. Primeiro deputado estadual de Itapema, sua entrada na Assembleia é vista como um passo significativo para a representatividade de lideranças católicas, conservadores e a defesa dos interesses de Itapema, já que ele é conhecido por sua influente liderança na Igreja Católica e por defender pautas como a vida, família, à liberdade, educação domiciliar. Ele assume o lugar do deputado Matheus Cadorin (Novo), que irá ceder a vaga temporariamente por 30 dias.

    Novo sistema

    A Celesc inicia, nesta terça-feira, 30, o processo de transição para o novo sistema comercial, o Conecte, que dará aos clientes acesso a todos os serviços da distribuidora de forma online, via aplicativo e agência virtual.

    A partir do dia 7 de maio todos os clientes já poderão ter acesso aos mais de 80 serviços sem sair de casa.

    Contudo, entre os dias 30 de abril e 06 de maio, o atendimento comercial da companhia ocorrerá de forma restrita, nas lojas físicas  e online, para a migração dos dados.

    A efetivação dos pedidos feitos neste intervalo só ocorrerá a partir do dia 7 de maio, já no novo sistema.

    Termoelétrica 

    A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) assinou o seu primeiro contrato com uma usina termelétrica à gás natural. Trata-se do primeiro cliente da companhia do segmento termelétrico e contratado pela distribuidora como usuário livre, ou seja, onde o usuário tem a sua própria molécula, e a SCGÁS entra com o serviço de distribuição. A parceria foi estabelecida com a Beta Produtora de Energia SPE S.A proprietária da Usina Termelétrica de Trombudo Central.

    A assinatura do contrato histórico mostra o avanço da SCGÁS em conjunto com a Usina Termelétrica de Trombudo Central, colocando o estado com viabilidade real nos próximos leilões que virão.

    > Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_30.04.2024

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades