20.1 C
Itapema
quinta-feira, dezembro 5, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 30/08: Início da campanha em rádio e TV

    Pelo Estado 30/08: Início da campanha em rádio e TV

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 04/12: Governo lança programa habitacional Casa Catarina

    O governo de Santa Catarina pretende lançar na próxima...

    Itapema divulga novo chamamento do Fila Única para Berçário I e II

    A Secretaria de Educação de Itapema publicou nesta terça-feira...

    Inicia a partir desta sexta-feira, 30, a propaganda eleitoral gratuita para as Eleições Municipais 2024, com transmissão diária até 3 de outubro. Neste período, os partidos, coligações e federações têm um espaço garantido nas emissoras de rádio e televisão para divulgar seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

    Em Santa Catarina, na última semana, o TRE SC realizou o sorteio para definir a ordem de veiculação da propaganda em rede para os candidatos à Prefeitura, além da distribuição do tempo de horário eleitoral gratuito ao qual os partidos, coligações e federações têm direito.

    A legislação determina que 10% do tempo total seja distribuído de forma igualitária e 90% conforme a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados, de acordo com os dados publicados pelo Tribunal Superior Eleitoral na última semana. Por isso a briga para se ter o apoio de certos partidos. Dependendo de quem faz parte da coligação, o tempo de propaganda em rádio e TV pode aumentar. Nos dias atuais, uma campanha digital bem feita pode ser considerada o grande trunfo para os candidatos, contudo, este tipo de mídia ainda não foi capaz de substituir os maiores veículos de comunicação em massa.

    Bruno Souza no Badesc

    fa8ac9db7eac866efb5b01b5fbc29850fd00b101
    Bruno Souza – Foto: Agencia AL

    O ex-deputado estadual Bruno Souza (PL) não ficou a ver navios na troca de partidos. Apesar de não ter sido o escolhido por Jorginho Mello (PL) para ser candidato a vice da Capital – também nem poderia, já que não é novidade que ele é um dos grandes críticos da candidato do governador, Topázio Neto (PSD) -, Bruno foi nomeado pelo governador para ser um dos membros do Comitê de Auditores Estatutário (CAE) da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc).

    O Comitê de Auditoria Estatutário do Badesc é um órgão auxiliar do Conselho de Administração que supervisiona as auditorias interna e externa, e fiscaliza e monitoriza as atividades da área de controles internos e das demonstrações financeiras.

    Em 2020, quando assumiu como deputado, Bruno, em seu primeiro ofício, pediu auditoria nas contas do Badesc.

    Apoio de peso

    O candidato à Prefeitura de Florianópolis, Marquito Abreu, recebeu a visita e apoio do teólogo, escritor e filósofo Leonardo Boff, nesta semana. Ambos já se conhecem há um bom tempo e têm em comum pautas como a defesa do meio ambiente e da agroecologia. No encontro recente, gravaram o quadro “Café com Marquito”, que será uma das peças da campanha eleitoral do candidato do PSOL.

    Durante o bate-papo, que teve também a participação de Cláudia Zininha, candidata a vice-prefeita, Leonardo Boff demonstrou satisfação em saber que Florianópolis tem a possibilidade de uma gestão “diferenciada, humanizada, que cuide das pessoas e da cidade”, através de Marquito.

    Desrespeito ao hino?

    O senador Jorge Seif (PL) fez uma denúncia ao Ministério Público contra Guilherme Boulos, após apresentação do Hino Nacional com linguagem neutra. O fato aconteceu durante um comício, realizado no sábado, 24, do candidato a prefeito de São Paulo.

    Para Seif, o ataque ao Hino Nacional Brasileiro, em um evento público, distorce e desrespeita todos os cidadãos do País. Seif também citou a Lei nº 5.700/1971, que determina a execução integral do Hino, em qualquer hipótese, e prevê que “todos os presentes devem tomar atitude de respeito”.

    A deputada Federal Júlia Zanatta (PL), também apresentou notícia crime contra Boulos.

    Impublicável

    A 1ª Promotoria de Justiça de Barra Velha instaurou uma notícia de fato para apurar o possível crime de discriminação contra atuais candidatas às eleições municipais de Barra Velha. Um homem, morador do município, teria gravado e divulgado um áudio com expressões de intolerância, constrangimento e humilhação às candidatas. O conteúdo foi divulgado por um jornal da região. Conteúdo, no caso, impublicável. Repugnante saber que, ainda hoje, há pessoas que incapacitem uma mulher pelo simples fato de ser mulher!

    Universidade gratuita

    Os estudantes que desejam aderir ao Programa Universidade Gratuita no segundo semestre deste ano devem realizar suas inscrições até esta sexta-feira, 30, às 19h. Para isso, os interessados devem fazer seu cadastro no sistema e entregar os documentos comprobatórios para a instituição de ensino superior em que estão matriculados para análise e validação.

    Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_30.08.2024

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades