22.9 C
Itapema
domingo, outubro 5, 2025
mais
    InícioCidadesItapemaProfissionais da rede básica participam de capacitação no CAP-TEA em Itapema

    Profissionais da rede básica participam de capacitação no CAP-TEA em Itapema

    Em:

    Em Destaque

    Bombinhas fortalece turismo internacional com estande próprio na FIT

    Participação inédita em Buenos Aires reforça integração regional e...

    Sabores e memórias inspiram a 5ª Temporada Gastronômica da Costa Esmeralda

    Evento movimenta Bombinhas, Itapema e Porto Belo com receitas...

    O Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAP-TEA) de Itapema iniciou nesta semana um ciclo de capacitações voltado para os profissionais da rede de saúde. A primeira etapa contempla os médicos, enfermeiros e coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o objetivo de apresentar o fluxo de encaminhamentos, a equipe multiprofissional e o preenchimento correto dos formulários do Sistema de Regulação (SISREG). O acesso ao CAP-TEA será feito exclusivamente pelas UBS, após avaliação médica, o paciente será inserido no sistema e direcionado ao atendimento especializado.
    O secretário de Saúde, Fabrício Lazzari (Fafá), destacou que a medida vai agilizar o processo de atendimento. “Quando iniciamos a gestão encontramos várias filas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Agora, com a abertura do Centro, vamos unificar os encaminhamentos em um único sistema, garantindo mais agilidade. É importante ressaltar que os atendimentos realizados por outras entidades seguirão normalmente”, explicou.
    O ciclo de formações faz parte da parceria entre a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, e a Univali, responsável pela gestão do CAP-TEA. Além dos médicos, a capacitação também será estendida a professores da Rede Municipal de Ensino e familiares dos pacientes. “Vamos receber aqui no Centro toda a rede de atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, fortalecendo o cuidado e o acolhimento”, completou o secretário.

    Sobre o Centro
    Inaugurado recentemente, o CAP-TEA está localizado na Rua 708-A, no Bairro Casa Branca. O espaço tem capacidade para atender até 400 usuários por mês, totalizando cerca de 7 mil procedimentos mensais em áreas como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e neuropsicologia. O Centro conta com mais de 50 profissionais, brinquedoteca, salas sensoriais e sistema de segurança com reconhecimento facial, oferecendo um ambiente moderno e humanizado para os atendimentos.

    Cidades