14.1 C
Itapema
sexta-feira, julho 12, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 04/07: E as ações para garantir segurança nas escolas?

    Pelo Estado 04/07: E as ações para garantir segurança nas escolas?

    Em:

    Em Destaque

    Após um estudante atacar um colega a faca, nesta terça-feira, 2, na escola à Escola Irmã Maria Teresa, em Palhoça, a deputada Paulinha (Podemos), que faz parte do Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas (Integra), usou o plenário para lamentar o episódio e adiantar que o Colégio Irineu Bornhausen, de Florianópolis, será o primeiro educandário a testar as novas alternativas para a proteção das escolas e dos estudantes.

    Para a Coluna, a deputada adiantou que nesta sexta-feira, 5, integrantes do Comitê farão uma visita à escola Irmã Maria Teresa para demonstrar apoio e apresentar medidas mais assertivas a fim de evitar que episódios como estes aconteçam.

    Já o deputado Sérgio Guimarães (União Brasil), ainda em plenário, pediu ajuda aos seus colegas para que os projetos de sua autoria, que criam mecanismos para tentar evitar a violência nas escolas, tenham andamento na Casa. Entre as propostas está a de colocação de portas giratórias com detectores de metal nas escolas. A proposta foi apresentada em 2023 e ainda está na Primeira Secretaria da Assembleia. O parlamentar aproveitou a oportunidade para questionar onde estão os policiais da reserva que deveriam fazer a segurança das escolas.
    E esta é a pergunta que muita gente está se fazendo. Aliás, quais medidas já foram aplicadas desde a criação do Comitê e após os ataques nas creches de Saudades e Blumenau?

    Não ao leilão 

    Um requerimento endossado por todos os membros da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc será elaborado e encaminhado para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e para o Ministério da Agricultura e Pecuária solicitando a suspensão imediata do leilão que prevê a importação de arroz beneficiado pelo governo federal. A ideia é evitar que o Governo Federal realize um novo leilão para compra do grão importado e prejudique os produtores locais. Lembrando que o Sul do país é responsável por 80% da produção nacional.

    Contorno Viário

    A Arteris Litoral Sul confirmou nesta quarta-feira, 3, a data de inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis. A rodovia, conforme já divulgado pela concessionária, ficará pronta no dia 31 de julho, mas será liberada ao tráfego durante a cerimônia de inauguração, que será realizada no dia 2 de agosto. O evento de inauguração já tem confirmada a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, da diretoria da Arteris e de outras autoridades, incluindo o presidente Lula da Silva. As informações de bastidores é de que ele virá para a entrega das obras e, em seguida, vai até Itajaí, conferir as atividades do Porto.

    Aumento de pena

    A Comissão de Segurança Pública aprovou um projeto de lei de relatoria do senador catarinense Esperidião Amin (PP) que tornam mais duras as penas para os crimes cometidos durante saída temporária, liberdade condicional, prisão domiciliar ou em meio a fugas da prisão. O PL inclui essas situações na lista das circunstâncias agravantes dos crimes. Isso significa que, ao calcular a pena a ser aplicada a um condenado, o juiz deverá impor uma punição maior se o crime tiver sido cometido durante o cumprimento de um benefício como saída temporária ou liberdade condicional, ou enquanto o criminoso estava fugindo do estabelecimento prisional.

    Calendário

    A partir deste mês, começam a valer as principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro. No dia 6 de julho, três meses antes do pleito, começam as restrições para contratação e demissão de servidores públicos. A partir do dia 20, os partidos podem realizar suas convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

    Tratamento oncológico inédito em SC

    Santa Catarina se destaca no Brasil ao receber uma tecnologia pioneira em radioterapia, prometendo resultados mais eficazes no combate ao câncer. A São Sebastião Radioterapia, de Florianópolis, é a primeira clínica no país a implementar um sistema inovador capaz de tratar todos os tipos de câncer.

    Essa abordagem combina tecnologias avançadas, oferecendo capacidades de imagem e posicionamento extremamente precisas. Dessa forma, a radiação é direcionada exclusivamente ao tumor, minimizando danos aos tecidos saudáveis e os efeitos colaterais. O sistema integra monitoramento de superfície com câmeras térmicas e rastreamento em tempo real, garantindo a precisão no tratamento. A inovação representa um avanço aos pacientes do estado e do Brasil.

    Novo secretário

    3c191e7f56a3ceb059e5c7ce3acf1646994150ea
    Paulinho Bornhausen – Foto: Luis Debiase/Divulgação

    O ex-deputado federal Paulo Bornhausen (PSD) está de volta ao governo do Estado. A convite do governador Jorginho Mello (PL), ele irá assumir a Secretaria de Articulação Internacional, que passará a se chamar Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Especiais.

     

    Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_04.07.2024

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades