16.1 C
Itapema
sábado, julho 13, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 21/05: Por que tanta água no sul do país?

    Pelo Estado 21/05: Por que tanta água no sul do país?

    Em:

    Em Destaque

    O sol resolveu voltar aos céus de Santa Catarina nesta segunda-feira, 20. Porém, a chuva ininterrupta do último final de semana fez um grande estrago no Estado e deixou os catarinenses receosos. De acordo com um relatório emitido pela Defesa Civil, 24 municípios registraram ocorrências relacionadas às chuvas e oito decretaram Situação de Emergência (SE). Santa Catarina registrava ainda 117 desalojados e 654 desabrigados, sendo 483 só em Rio do Sul. A pedido do governador Jorginho Mello (PL), o Centro Integrado de Operações (CIOP) foi ativado para monitorar a situação das chuvas e dar o suporte necessário à população e aos municípios atingidos.

    Mas é com a volta do sol e redução do nível das águas que se vê o tamanho da destruição causada. Na manhã de ontem, em São João do Sul, havia cerca de 150 pessoas desalojadas e 50 sem poder sair de casa. Outras duas comunidades, Barrinha e Sanga Danta, ainda estavam completamente isoladas. De acordo com a Defesa Civil, ocorreram danos em estradas e cabeceiras de pontes e deslizamentos de encostas. Tivemos rodovias interditadas e bairros completamente alagados.

    Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, a água vem baixando e as pessoas lutam para voltar para casa e ver o que a água e os assaltantes deixaram no lugar. A onda de solidariedade continua, mas o caminho é longo e trabalhoso.

    Com tanta água vindo do céu, a impressão que temos é que São Pedro não está muito satisfeito com o sul do Brasil.

    Eleições no RS

    WhatsApp Image 2024 05 20 at 15.51.42
    Governador Eduardo Leite Foto: Secom RS /Divulgação

    O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), levantou a possibilidade de adiar as eleições municipais no Estado, o que só pode acontecer por meio de emenda constitucional. Ele pontua que levará bastante tempo para que o estado se recupere da enchente das últimas semanas e que uma troca da gestão dos municípios no meio do processo pode trazer não ser o ideal. Os argumentos de Leite fazem sentido, mas também é preciso levar em consideração que essa troca de gestão deverá ocorrer somente no próximo ano e, se todos estão a favor do RS, torcendo por sua recuperação como dizem, esse movimento pode ser até benéfico. Afinal, não seria esta a hora de tentar “sabotar” o concorrente, mas sim, se “aliar” a ele em prol do estado.

    Os danos causados às urnas eletrônicas também não é empecilho. De acordo com as informações divulgadas, havia cerca de 15 mil urnas no depósito de Porto Alegre, mas somente cinco mil seriam usadas em outubro. A maioria delas está guardada em prateleiras altas e a possibilidade que elas tenham sido danificadas não é grande.

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não cogita, no momento, uma nova data para o pleito no Estado. Isto, sim, poderia a vir prejudicar a reconstrução do estado.

    Coleta Seletiva

    O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deflagrou, na última semana, a 2ª fase da Operação “Coleta Seletiva”, que apura irregularidades na prestação de serviços de coleta de lixo reciclável e orgânico residencial. Foram cumpridas sete ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Trombudo Central, Florianópolis, Joinville, Pouso Redondo e Taió. De acordo com a investigação, o certame para a contratação dos serviços de coleta de lixo teria sido conduzido de maneira a favorecer a empresa vencedora. E enquanto isso, em Florianópolis, a secretária de Limpeza e Manutenção Urbana de Florianópolis, Iris Farias, e seu adjunto, Rodrigo Goulart Leite, pediram exoneração do cargo um mês depois de assumi-lo. A pasta passou a ser de comandada por Ivan Ceola Schneider.

    Incentivo à Cultura

    O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) revogou, na última semana, a medida cautelar que suspendia o Programa de Incentivo à Cultura (PIC) e desautorizava a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) a aprovar novos projetos culturais para o recebimento de apoio financeiro em decorrência da falta de transparência dos processos de escolha e da ausência de mecanismos de controle sobre as prestações de contas. Contudo, a decisão do conselheiro-relator Aderson Flores, elencou uma série de medidas a serem adotadas pela FCC.

    25ª Marcha a Brasília

    Nesta segunda-feira, 20, 95 prefeitos catarinenses embarcaram para a Capital Federal para participar da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O ponto de encontro dos catarinenses no evento será o estande da Federação dos Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) em conjunto com o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) e o Consórcio de Inovação da Gestão Pública (Ciga). A delegação catarinense, que conta com 117 membros, deverá se reunir hoje com o Fórum Parlamentar Catarinense para expor as maiores demandas dos municípios do Estado. Entre as pautas na programação da 25ª Marcha a Brasília estão a desoneração da folha de pagamentos, o Movimento Mulheres Municipalistas, os desafios dos municípios frente às mudanças climáticas e a reforma tributária.

    LIDE SC e RS recebe Ronaldo Caiado em Florianópolis

    O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, estará em Florianópolis, no próximo 7 de junho, para falar com os líderes dos grupos empresariais dos principais segmentos da economia catarinense, como agronegócio, tecnologia, serviços e varejo. Na pauta: “Competitividade Brasil: Oportunidade e Desafios”. O Grupo Empresarial LIDE RS e SC já recebeu em seus fóruns exclusivos autoridades como Governadores Romeu Zema (MG) e Eduardo Leite (RS). Na agenda do Grupo, ainda para o segundo semestre do ano, painel com o Governador de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel, em Chapecó. Riedel deverá assumir a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).

    > Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_21.05.2024

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades