27.8 C
Itapema
terça-feira, abril 30, 2024
mais
    InícioCidadesBalneário CamboriúPessoas cegas ou com baixa visão já podem ver e ler, em...

    Pessoas cegas ou com baixa visão já podem ver e ler, em Balneário Camboriu

    Em:

    Em Destaque

    POLÍCIA CIVIL E CÂMARA DE ITAPEMA DEBATEM PROJETO DA NOVA DELEGACIA

    O Delegado-Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, e sua...

    Artistas e produtores culturais participam de audiência sobre a Lei Aldir Blanc

    Artistas, produtores culturais e gestores participaram da audiência pública...

    Pelo Estado 30/04: Greve dos professores longe do fim

    Uma queda de braço longe do fim. Assim estão...

    A Prefeitura de Balneário Camboriú realizou, nesta terça-feira (27), a doação dos recém-adquiridos dispositivos de inteligência e visão artificial destinados ao atendimento da população cega ou de baixa visão residente na cidade. A iniciativa, que se soma a outras promovidas no campo da inclusão social, contemplou 20 pessoas em evento organizado na Casa da Família.
    “A busca por inovação e tecnologia vem ao encontro da nossa política pública mais inclusiva que promovemos na cidade. Adquirimos estes dispositivos que utilizam inteligência artificial da mais alta tecnologia para permitir que pessoas que não enxergam possam ter o privilégio de ler um livro, reconhecer o rosto de uma pessoa querida, identificar cores e objetos. E tudo isso gratuitamente”, relata o prefeito Fabrício Oliveira.
    Chamado OrCam MyEye, este tipo de equipamento permite o acesso fácil, intuitivo e instantâneo do usuário cego ou de baixa visão à informações, sem necessidade de estar conectado à internet. Além disso, é leve, discreto e facilmente acoplado às hastes de óculos comuns.
    “Esse aparelho vai me poupar desses constrangimentos de todas as vezes perguntar quem é você, pois vai identificar as pessoas para mim. Então eu estou muito esperançoso e também muito agradecido ao Município, que é uma cidade que eu optei para viver depois que eu adquiri essa deficiência, exatamente pela infraestrutura e pela qualidade de vida que ela tem me oferecido até então”, destaca Tulio Sene, um dos beneficiados com a ação, ressaltando que o dispositivo ainda prevê facilitar atividades cotidianas envolvendo questões bancárias e burocráticas.
    Os dispositivos, custeados pelo Fundo Municipal de Assistência Social, foram destinados aos interessados após cadastro efetuado nas Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social e de Educação. Além disso, outras unidades estarão alocadas na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis.
    “Esses óculos são uma tecnologia surpreendente que hoje nós doamos para essas famílias. E foi emocionante o que nós vimos aqui. Realmente foi um dos dias mais emocionantes do governo, porque não tem preço o que hoje aconteceu”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira, enfatizando o desejo de que a iniciativa se multiplique em outras cidades.

    Cidades