25 C
Itapema
quarta-feira, novembro 29, 2023
mais
    InícioCidadesItapemaCAVV Itapema destaca importância do Agosto Lilás pelo fim da violência

    CAVV Itapema destaca importância do Agosto Lilás pelo fim da violência

    Em:

    Em Destaque

    Itapema recebe Circuito Espetáculo de Natal no domingo (03/12)

    Iniciativa realiza-se por meio do Programa de Incentivo à...

    Desde o começo do ano, até junho, 29 mulheres foram vítimas de feminicídios em Santa Catarina. O número já é alto em comparação aos dados do ano passado todo, em que 55 casos foram contabilizados.

    Para conscientizar a população o “Agosto Lilás” é o mês dedicado pelo fim da violência contra a mulher. A campanha está amparada na lei estadual decretada em 8 de agosto de 2019 e na lei Municipal N° 4.168 de 24 de setembro de 2021 e busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica. A escolha do mês tem relação com a data de sanção da Lei Maria da Penha, que completa 16 anos no dia 7 de agosto desse ano.

    Os dados evidenciam que a violência afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões. De acordo com a diretora do CAVV ( Centro de Atendimento Às Vítimas de Violência Doméstica de Itapema ) Rosimeri Henschel Silva, A lei Maria da Penha e a lei do Feminicídio foram grandes avanços no que se refere a proteção em favor da mulher e a punição dos agressores, porém ainda impera o machismo e o sentimento de posse sobre a mulher, sendo assim, é preciso conscientizar, prevenir e combater todo tipo de violência contra a mulher.

    O CAVV foi inaugurado em 31 de agosto do ano passado com a missão de acolher as vítimas em um espaço mais humanizado. Em um ano de funcionamento já foram realizados diversos atendimentos e encaminhamentos as vítimas de violência. O local é uma parceira entre a Polícia Civil de Itapema e a Prefeitura.

    Cidades