29.4 C
Itapema
quarta-feira, maio 8, 2024
mais
    InícioCidadesBalneário CamboriúBalneário Camboriú conquista a maior separação de recicláveis em sua história

    Balneário Camboriú conquista a maior separação de recicláveis em sua história

    Em:

    Em Destaque

    Prefeito Joel foi à Brasília em defesa dos pescadores de corvina

    Na Capital Federal Joel encontrou-se com a classe pesqueira O...

    Porto Belo estende apoio ao Rio Grande do Sul enviando 600kg de rações

    Em resposta às intensas chuvas que têm assolado o...

    Os números do Programa Municipal de Reciclagem, ReciclaBC, mostram que Balneário Camboriú atingiu em julho o percentual 8,9% na separação de recicláveis, sobre o total de resíduos recolhidos, o maior em sua história.

    Esses registros mensais são feitos há seis anos, e o percentual é calculado comparando-se a quantidade de recicláveis e de lixo comum recolhidos.

    Em julho de 2017, a população de Balneário Camboriú separou para reciclagem 3,4% do total de resíduos, percentual que agora chega a 8,9%.

    Em peso, o resultado é igualmente positivo, pois as 157 toneladas de seis anos atrás, agora são 410.

    Balneário Camboriú está coletando para reciclagem o triplo da média nacional que é 3%, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

    “Em Balneário Camboriú estamos implementando obras e ações inovadoras de cuidado com o meio ambiente porque sabemos que o desenvolvimento da cidade tem que ser feito com esse olhar e com esse cuidado. Às muitas ações implementadas, que nos renderam prêmios nacionais, como o de “Cidade Lixo Fora d’Água”, da Abrelpe, e cidade número um em Meio Ambiente do Brasil 2021, pelo Connected Smart Cities, se juntam outras ações e programas importantes como este de separação de lixo que se cristaliza e cresce em nossa cidade”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

    “É o resultado de um trabalho contínuo de esclarecimento da população que, enxergando os resultados, adere ao esforço de um manejo mais sustentável dos resíduos”, define a engenheira Ivana Laís da Conceição, analista da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda, empresa responsável pelo ReciclaBC.

    Os recicláveis recolhidos pelos caminhões, que passam de uma a três vezes por semana nos bairros, dependendo da região, são encaminhados gratuitamente a cooperativas da região.

    Está em construção, com expectativa de ser inaugurada ainda neste ano, uma moderna usina de reciclagem que absorverá o material coletado, possibilitando emprego e renda a trabalhadores do setor, organizados em cooperativas.

    SAIBA MAIS SOBRE O RECICLABC

    Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
    Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

    Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
    Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

    Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
    Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

    Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
    Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

    Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
    Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

    Pergunta: como devo separar o reciclável?
    Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

    Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
    Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista a construção de uma Central de Valorização de Materiais, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

    Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?
    Resposta: na praça da Barra; em Taquaras na Alameda das Acá…
    [15:08, 16/08/2022] +55 47 9209-3819: Uma foto da coleta e duas do trabalho contínuo de sensibilização da comunidade para aderir à reciclagem.

    Cidades