23.8 C
Itapema
sábado, abril 27, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 17/10: Santa Catarina em alerta com mais chuvas

    Pelo Estado 17/10: Santa Catarina em alerta com mais chuvas

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 26/04: Combate à dengue depende da população

    Mais três mortes por dengue foram registradas. Desta vez,...

    Porto Belo realiza 3ª edição do programa Emprega Mais

    Na última quarta-feira (24), a Praça da Bandeira, no...

    No último domingo, 15, após a parada das chuvas na região do Vale do Itajaí e os rios em toda a bacia hidrográfica começarem a baixar o nível, o governador Jorginho Mello (PL) mandou abrir novamente a Barragem Norte em José Boiteux. No final da semana, ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro sobrevoaram as regiões mais afetadas, incluindo diversas cidades no Vale do Itajaí, como Taio, Rio do Sul, Ibirama, Agronômica, Laurentino, Rio do Oeste e José Boiteux. A retomada da operação da barragem após nove anos foi fundamental para impedir que as cheias do Médio Vale causassem ainda mais estragos na região. Ela representou, de acordo com estudos técnicos, até dois metros a menos nas enchentes dos municípios às margens do rio Itajaí-Açu. A Barragem Norte atingiu seu volume máximo na sexta-feira quando, pela primeira vez, começou a verter água.

    Neste início de semana, a Defesa Civil está novamente em estado de alerta por conta da previsão dos altos volumes de chuva. O órgão deverá, ainda, passar por uma reestruturação em breve. De acordo com o secretário Armando Gomes, todos os cargos são comissionados e falta uma divisão de departamentos para planejamento e projetos, por exemplo. A falta de manutenção na barragem de José Boiteux pode ter sido um dos gatilhos para a necessidade de mudanças.

    Para o secretário, a Defesa Civil deveria focar em limpeza, dragagem, desassoreamento de rios e diques de contenção e deixar a questão das barragens sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

    Enquanto isso, a SIE segue com os trabalhos para desobstruir as rodovias federais e estaduais que, nesta segunda-feira, 16, ainda estavam interditadas. Um mapa da Secretaria monitora os casos em tempo real e há ocorrências envolvendo alagamentos, rachaduras na pista, erosão do solo e deslizamento de encostas.

    Investimento

    foto30rel 101 plano f9
    Foto: Eduardo Valente/Secom

    O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, encaminhou à Câmara de Vereadores, em regime de urgência, um projeto de lei permitindo que o município pleiteie um empréstimo de R$ 160 milhões para infraestrutura na Capital. O dinheiro seria investido em mobilidade, manutenção urbana, reforma e construção de unidades de saúde e programas habitacionais e quatro bancos estão sendo cotados para realizar este empréstimo, o BB (Banco do Brasil S/A); BRB (Banco de Brasília S/A); Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S/A) e CEF (Caixa Econômica Federal), pelo Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento.

    Vestibular

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2024, que oferece 1.833 vagas em 54 cursos gratuitos de graduação presenciais e a distância. Os candidatos poderão concorrer das seguintes formas: pela prova presencial, com taxa de inscrição de R$ 110; pelo histórico escolar do ensino médio, com inscrição gratuita; e pelas duas opções ao mesmo tempo, aumentando assim as chances de aprovação. Os editais e os formulários de inscrição estão disponíveis em udesc.br/vestibular. O Centro de Educação a Distância (Cead) tem vagas em quatro cursos ofertados na modalidade EAD, todos no período noturno, em 13 cidades com polos de apoio presencial.

    Mulheres da contabilidade

    O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) lançará, no dia 18 de outubro, em Palhoça, o projeto Confraria Mulheres da Contabilidade. O objetivo é criar um espaço para que contadoras e profissionais da contabilidade que atuam na região possam trocar ideias e experiências, já que muitas vezes enfrentam desafios semelhantes, mas encontram diferentes soluções para eles.

    Neoindustrialização

    A neoindustrialização será o tema do Fórum RADAR Reinvenção, que a Federação das Indústrias (FIESC) promove nos dias 19 e 20 de outubro, em Florianópolis. Entre os nomes confirmados do principal encontro anual do setor estão: o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni; o presidente do Conselho de Administração do Grupo NC, Carlos Sanchez; o CEO da Softplan, Eduardo Smith; o CEO da Tupy, Fernando Rizzo; a CEO da Cianet, Silvia Marafon; a presidente da Nanovetores, Betina Zanetti Ramos, o economista e diplomata Marcos Troyjo, além do presidente da Randoncorp, Daniel Randon, e do diretor do BNDES, José Gordon.

    Oktoberfest 2023

    A chuva não foi capaz de impedir o sucesso da Oktoberfest. No primeiro fim de semana da festa quase 100 mil pessoas foram ao Parque Vila Germânica. O dia com maior público foi sábado (14), quando 51.054 foliões passaram pelos pavilhões. Ainda no sábado, segundo a Polícia Militar, ao menos 12 mil espectadores acompanharam a passagem dos grupos e alegorias no desfile da Rua XV de Novembro. Na sexta-feira (13), primeira noite de festa após uma nova suspensão das comemorações por conta da chuva, 30.514 pessoas estiveram na Oktoberfest Blumenau. Já no domingo, 17.849 foliões curtiram o dia o Parque Vila Germânica.

    > Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_17.10.2023

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades