24 C
Itapema
quarta-feira, abril 24, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 08/03: Mulheres em destaque, mas sempre à prova

    Pelo Estado 08/03: Mulheres em destaque, mas sempre à prova

    Em:

    Em Destaque

    Coincidência ou não, na Semana da Mulher, a deputada federal por Santa Catarina, Caroline De Toni (PL) foi eleita presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara. Ela é a primeira mulher catarinense e a 2ª parlamentar do estado a assumir o comando da comissão mais importante da Casa.

    A CCJ é a maior Comissão da Câmara e por ela passam todos os projetos e emendas aprovados por outras comissões e tem o papel de analisar a constitucionalidade e juridicidade das propostas, com poder de veto sobre as proposições que considerar contrárias à legislação.

    Mas o que mais surpreende é perceber o quanto a mulher ainda é subjugada no meio político. Aliás, não somente no meio político, mas em todos os setores. Ela ainda precisa provar seu valor em relação aos homens, ainda busca, incansavelmente, mostrar a toda sociedade (sim, estamos falando de homens e mulheres) que é capaz de exercer qualquer função, realizar qualquer tarefa tão bem ou até melhor que um homem. Vendo assim, parece que nem saímos dos tempos das cavernas. Aliás, talvez tenha sido neste período que o homem começou a acreditar que a mulher não era nada mais que um objeto de posse do homem, isso explica muita coisa, inclusive, a relação com o elevado número de feminicídios que ainda ocorre no nosso país, mais precisamente, um a cada seis horas.

    Mas voltando à política, em um país onde 51,13% da população é composta por mulheres – segundo dados do IBGE – menos de 15% dos cargos eletivos são formados por mulheres. O resultado disso é bastante previsível. Menos políticas públicas que defendem seus direitos, menos projetos de incentivo ao mercado de trabalho, menos proteção, menos voz.
    E por falar em voz, a entrevista desta semana é com a mulher que ocupa, hoje, um dos mais altos cargos do Estado, a vice-governadora Marilisa Boehm, que conta sobre os projetos do governo do Estado em defesa da causa e sobre como conseguiu, através da política, finalmente ser ouvida.

    Embaixadora da República Tcheca em SC

    WhatsApp Image 2024 03 07 at 15.34.07
    Foto: Richard Casas/GVG

    A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, recebeu em seu gabinete a embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková. O objetivo da reunião foi aumentar a sinergia nas relações bilaterais. Além disso, há interesse da República Tcheca ter uma sede da Embaixada em Santa Catarina. A embaixadora estava acompanhada de empresários que já têm negócios em solo catarinense, além de representantes de outras empresas ligadas à saúde e da indústria automotiva. A recepção à diplomata também foi acompanhada pelo secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, e pelo diretor-presidente da SCPar, Renato Lacerda.

    Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença

    Foi lançada ontem a 8ª edição do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença, promovido pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF). O evento marcou o início de um ciclo de atividades visando evidenciar mulheres que se destacaram, reforçando a importância do papel feminino na sociedade. As categorias desta edição são: Microempreendedora individual, Micro e Pequena empresa, Profissional liberal, Iniciativa de impacto social, Startups/Negócios digitais, Economia criativa, Iniciativas públicas, e Terceiro Setor.

    Operação Átria

    As forças de segurança de Santa Catarina estão integradas na Operação Átria de proteção à mulher. Polícia Militar (PMSC), Polícia Civil (PCSC), Polícia Científica (PCI), e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) vão intensificar ações até o fim deste mês de março com reforço à fiscalização do cumprimento de medidas protetivas, além de conscientização à população sobre a importância de denunciar as agressões. Além do combate ostensivo, o objetivo também é realizar atividades preventivas e educativas.

    Mulheres empreendedoras

    A partir desta sexta-feira, 8, mulheres catarinenses poderão acessar até R$ 5 milhões para fomentar projetos nas áreas de empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação. Os recursos serão repassados por meio dos editais de chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Mulheres+Tec 3 e Mulheres+Pesquisa 1. A vice-governadora, Marilisa Boehm, participará do lançamento dos editais. O ato de assinatura e lançamento das chamadas públicas, ocorre em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

    Sebrae Delas

    O Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, do Sebrae/SC, está lançando a trilha Sou Meu Próprio Negócio, voltado às mulheres que têm o seu próprio negócio.  As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira, 8 de março, e vão até o dia 28 de março. A trilha é totalmente gratuita e online e as inscrições podem ser feitas pelo link: sebrae.sc/soumeuproprionegocio.

    Empreende Brazil 2024

    O Empreende Brazil Conference será lançado na próxima terça-feira, 12. Em 2024, quando completará 10 anos, o evento irá ocorrer em dois dias, 24 e 25 de maio, na Grande Florianópolis, e terá como tema “Tecnologias, Gestão Inteligente e Produtividade”. “Esta edição terá um formato inovador, unindo conteúdos de alto nível através de palestras, workshops, painéis e oficinas, além de uma feira gastronômica, feiras de negócios, entretenimento e muito espaço para networking”, ressalta Lucas Schweitzer, fundador do evento.

    > Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_08.03.2024

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades