22.6 C
Itapema
sexta-feira, abril 26, 2024
mais
    InícioCidadesItajaíSemasa oferece curso gratuito sobre ligação de imóveis na rede de esgoto

    Semasa oferece curso gratuito sobre ligação de imóveis na rede de esgoto

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 26/04: Combate à dengue depende da população

    Mais três mortes por dengue foram registradas. Desta vez,...

    Porto Belo realiza 3ª edição do programa Emprega Mais

    Na última quarta-feira (24), a Praça da Bandeira, no...

    O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura promove no dia 26 de julho, terça-feira, mais uma edição do curso sobre correta ligação domiciliar à rede coletora de esgoto, voltado a proprietários de imóveis dos bairros Centro e Fazenda, locatários, comerciantes e profissionais da construção civil. A capacitação é gratuita e será oferecida das 18h30 às 21h30, no Salão Paroquial da Igreja da Fazenda, em parceria com técnicos da empresa Echoa Engenharia, responsável pelas vistorias do Programa É Só se Ligar.

    No curso serão dadas dicas e orientações sobre como deve ser a ligação do imóvel na rede, instalações hidrossanitárias, desativação do sistema de fossa, especificações corretas de uma caixa de gordura, diferença entre rede de esgoto e drenagem pluvial, além de conhecer todos os pontos analisados pela fiscalização. O participante poderá ainda tirar dúvidas com os engenheiros.

    O mesmo curso já foi promovido nos bairros Praia Brava e Cabeçudas, regiões em que o número de imóveis com irregularidades na ligação do esgoto chega a 80%, sendo a maioria em relação à instalação da caixa de gordura. Conforme o diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre, grande parte das irregularidades é cometida por desconhecimento técnico. “A caixa de gordura precisa ter a dimensão correta e passar por limpeza frequente para evitar contaminação. Sabendo como proceder, o morador ou comerciante faz a adequação do imóvel e evita notificações e multas”, explica.

    O Semasa iniciou, em dezembro de 2021, as vistorias de imóveis na Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e parte da Vila Operária. As equipes passam no imóvel e solicitam que o morador faça o agendamento da vistoria pelo WhatsApp (47) 99265 6598. Caso seja observado algum erro nas instalações, é dado prazo de 90 dias para regularização.

    O curso oferecerá certificado de participação e terá outras edições neste ano. O Salão Paroquial está localizado na Rua Amaro Jacques, nº 85. Não é necessário fazer inscrição. 

    Cidades