22.8 C
Itapema
domingo, abril 28, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaMassa de ar frio favorece o predomínio de sol a poucas nuvens em...

    Massa de ar frio favorece o predomínio de sol a poucas nuvens em SC nesta quarta-feira(19)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 26/04: Combate à dengue depende da população

    Mais três mortes por dengue foram registradas. Desta vez,...

    Porto Belo realiza 3ª edição do programa Emprega Mais

    Na última quarta-feira (24), a Praça da Bandeira, no...
    Massa de ar frio favorece o predomínio de sol a poucas nuvens em SC nesta quarta-feira(19)

    Quarta-feira (19) com atuação de uma massa de ar frio, favorecendo o predomínio de sol a poucas nuvens em SC e queda nas temperaturas. As temperaturas mínimas devem ocorrer durante a noite, variando de 11 a 17°C no litoral e áreas próximas, de 4 a 10°C nas demais áreas. Na Serra, pode ocorrer registro de negativas, perto de -1°C. No turno da tarde, as máximas chegam a 26°C no Litoral Norte e variam de 18 a 25°C em boa parte de SC. Em função da formação e  deslocamento de um ciclone pelo oceano, o vento médio tem direção de oeste, com moderada intensidade (em torno de 30 km/h). As rajadas variam de 50 a 75 km/h em todo estado (pontualmente nas áreas mais elevadas pode superar estes valores). Com isso, o risco é moderado para ocorrências relacionadas aos ventos fortes, como destelhamentos, queda de árvores e postes. Ainda, a umidade transportada pelo ciclone favorece o aumento da nebulosidade, com chance de chuva fraca e isolada em pontos isolados do Planalto Sul, Litoral Sul e Meio Oeste. Esta situação combinada com o ar frio pode ocasionar chuva congelada nos pontos mais altos da Serra.

    Mar pouco agitado a agitado no litoral de SC. Ondas com direção de sudoeste a sul em todo litoral. Altura das ondas de 1,5 a 2,0 m (com picos de 2,5 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e de até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.

    mapa 20230419
    https://youtube.com/watch?v=b8lovhmz-KM%3Ffeature%3Doembed

    QUINTA-FEIRA (20)

    quinta-feira (20) segue com a atuação de uma massa de ar frio, favorecendo o predomínio de sol a poucas nuvens em SC. Amanhecer com chance de geada do Extremo Oeste aos Planaltos, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana. As temperaturas mínimas variam de 8 a 15°C no litoral e áreas próximas, e de 3 a 7°C nas demais áreas. Em cidades dos Planaltos, Meio Oeste pode chegar a -3°CÀ tarde, as máximas ficam amenas, em torno de 17°C no Planalto Sul e de 17 a 24°C nas demais áreas. Com o afastamento do ciclone para o alto mar, os ventos passam de oeste para sudoeste, com fraca a moderada intensidade no estado. As rajadas de ventos devem variar de 40 a 55 km/h em cidades do Litoral Sul e da Grd. Florianópolis, com um risco baixo para ocorrências relacionadas aos ventos (como queda de galhos, árvores).

    mapa 20230420

    SEXTA-FEIRA (21)

    Na sexta-feira (21) a massa de ar frio (área de alta pressão) se desloca em direção ao mar, mas ainda favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. Amanhecer com chance de geada em pontos da Serra e do Meio Oeste. As temperaturas mínimas devem variar de 8 a 16°C no litoral e áreas próximas, de 3 a 7°C nas demais áreas (podendo ter registros de negativas, perto de -2°C, nos pontos mais altos dos Planaltos, Meio Oeste. À tarde, as máximas seguem amenas, chegando aos 25°C no Extremo Oeste e variando de 19 a 24°C em boa parte de SC. O vento médio é de fraca intensidade em SC, com direção de sudoeste passando para leste a nordeste no litoral e áreas próximas e de nordeste nas demais regiões do estado.

    mapa 20230421

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No sábado (22) e domingo (23) a alta pressão no oceano ainda deixa o tempo estável em grande parte de SC, com predomínio de sol a poucas nuvens. Em cidades do litoral, por conta da umidade vinda do mar, a presença das nuvens deve ser um pouco maior, com chance de chuvisco e/ou chuva fraca e bem isolada à noite. As temperaturas gradualmente começam a subir, com mínimas variando de 13 a 19°C da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte e de 7 a 12°C nas demais áreas (com a Serra podendo registrar valores perto de 5°C) À tarde, as máximas variam de 26 a 28°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e Norte, de 20 a 25°C nas demais regiões.

    Cidades