18.2 C
Itapema
segunda-feira, maio 27, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaSemana começa com instabilidades pelo estado

    Semana começa com instabilidades pelo estado

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 24/05: Portos catarinenses em transição

    Na última semana, publicamos aqui na Coluna que a...

    Pelo Estado 23/05: Impasse sobre barragem chega à ministra Guajajara

    A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o...

    23 de outubro de 2023

    Semana começa com instabilidades pelo estado

    Na segunda-feira (23), uma área de baixa pressão atmosférica associada ao fluxo de calor e umidade do norte do país favorece o retorno das instabilidades em boa parte de Santa Catarina.

    Há condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre o período da tarde e noite, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais.

    O calor se intensifica no estado, com máximas na casa dos 30°C na maioria das áreas e chegando aos 33°C no Oeste catarinense.

    segunda

    TERÇA-FEIRA (24)

    Na terça-feira (24), a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica provocam temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses, especialmente no Grande Oeste e em parte da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. O calor continua predominando no Vale do Itajaí, Norte do estado e faixa litorânea, com máximas de 30 a 33°C.

    ter

    QUARTA-FEIRA (25)

    Na quarta-feira (25), o tempo continua instável entre o Grande Oeste e o Norte de Santa Catarina. Ainda há possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas próximas à divisa com o Paraná, mas o risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Um ciclone que atua em alto mar, entre o RS e SC, favorece os ventos do quadrante sul no estado, com rajadas entre 40 e 60 km/h nas áreas costeiras. Temperaturas sobem menos em comparação aos dias anteriores e não devem passar dos 20°C no litoral.

    quarta

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na quinta-feira (26), áreas de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade da região Norte voltam a fornecer condições para temporais, especialmente no Grande Oeste catarinense. Já na sexta-feira (27), as instabilidades ganham força, trazendo temporais com chuva intensa e volumosa para a maioria das regiões.

    rodape 1 2

    Elaborado em: 23/10/2023 às 05:00 – N° 296/2023

    Meteorologista: Nicolle Reis

    Cidades