22.2 C
Itapema
sexta-feira, maio 3, 2024
mais
    InícioVariedadesSolenidade cívico-militar em Florianópolis abre a semana de comemorações alusivas à Pátria...

    Solenidade cívico-militar em Florianópolis abre a semana de comemorações alusivas à Pátria em Santa Catarina

    Em:

    Em Destaque

    Concurso literário O Pensador premiará contos, crônicas e poesias

    Oitava edição do concurso está com inscrições abertas até...

    Iniciado período da pesca da tainha

    O Departamento de Agricultura e Pesca, informa que a...

    Curso POP Pescador Profissional Nível I será ofertado em Porto Belo

    O Governo Municipal de Porto Belo juntamente com o...

    Estão abertas as comemorações alusivas ao bicentenário da Independência do Brasil em Santa Catarina. Para marcar o início do período de homenagens à Pátria, o Governo do Estado e a Liga da Defesa Nacional organizaram, nesta sexta-feira, 2, uma cerimônia aberta à população, na área externa do Palácio Cruz e Souza, em Florianópolis. Na solenidade, que contou com a participação de autoridades civis, militares e convidados, foi aceso o fogo simbólico.

    Fogo Simbólico da Pátria

    O fogo simbólico da Pátria foi conduzido até o palácio Cruz e Souza por militares das Forças Armadas, forças auxiliares e Guarda Municipal de Florianópolis e foi entregue a Luísa Harumi Matsuo, atleta olímpica na modalidade de ginástica rítmica. Luisa fez parte da seleção brasileira e foi campeã sul-americana no ano de 2010. Representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, e foi também medalhista de ouro nos jogos Pan-Americanos de 2007 e 2011.

    Também fez parte da cerimônia a paratleta Julia Pereira Marcelino, que já representou o Brasil diversas vezes na modalidade Bocha. Participou do campeonato parapanamericano, Parajasc, campeonatos brasileiros e outras competições.

    A corrida de revezamento do fogo simbólico é organizada pela Liga de Defesa Nacional – uma entidade cívico-cultural fundada por um grupo de patriotas, em 7 de setembro de 1916, cuja atividade tem como temas centrais o civismo e o patriotismo voltados, principalmente, à juventude.

    O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Marcelo Pontes, recebeu o fogo simbólico e, em seguida, acendeu a pira. “Neste momento, como brasileiros que somos, é nosso dever honrar e exaltar os valores defendidos a favor da liberdade, da igualdade e da fraternidade entre as pessoas. Com respeito e disposição para o trabalho somos todos chamados para a defesa do bem comum e busca de dias melhores para todos”, ressaltou Pontes.

    Em seu discurso, o general de Brigada, Marcio Luiz do Nascimento Abreu Pereira, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, destacou valores como o respeito, a liberdade e o amor à Pátria. “Esse é um ano muito especial para nós, em que comemoramos 200 anos da Independência do Brasil e recordamos de maneira honrosa àqueles que lutaram pela liberdade que hoje temos”, expressou o general de Brigada.

    Participaram da solenidade no palácio Cruz e Souza, em Florianópolis, veteranos das Forças Armadas, representantes dos contingentes das guarnições militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal de Florianópolis.

    Cidades